Conselho consultivo aprova por unanimidade relatório anual de gestão do ano de 2022 da FCecon

Relatório será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado

O conselho consultivo da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), aprovou, por unanimidade, o Relatório Anual de Gestão e Prestação de Contas referente ao ano de 2022 (RAG 2022), nesta quinta-feira (23/03). O relatório será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

A reunião do conselho consultivo segue o regimento interno da Fundação, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 31.951 de 2010.

Participaram da reunião o secretário Executivo da Capital da SES-AM, Jani Kenta; o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o diretor técnico Marco Antônio Rocha, a diretora administrativo-financeira em exercício, Deuza Maria Nogueira; e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), dos servidores da FCecon, da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).

Avanços

O diretor-presidente Gerson Mourão destacou o início das obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) como um dos avanços do ano de 2022. Anexo à FCecon, o centro será referência para as conizações, pequena cirurgia que trata as lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.

Outro avanço foi a redução do tempo de espera de 14 para 4 meses para diagnóstico e início do tratamento do câncer no Amazonas, com o Serviço de Diagnóstico de Mama (SDM), numa parceria entre o Estado e a Prefeitura de Manaus. Desde fevereiro de 2022, os SDMs são locais para a realização de biópsias da mama. Antes, as biópsias eram concentradas na FCecon.

O resultado dos exames sai, atualmente, em 40 dias e a paciente diagnosticada com o câncer de mama é encaminhada à FCecon. Na instituição, o tratamento inicia em menos de 60 dias. Com este novo fluxo, foi possível reduzir o tempo de espera.

“Tivemos muitos avanços na Fundação Cecon no ano de 2022, com investimentos do Governo do Estado e iniciativas para melhorias no tratamento oncológico oferecido no Amazonas”, disse Gerson Mourão.

Atendimento

No ano de 2022, a FCecon realizou 1,1 milhão de procedimentos em serviços ambulatoriais e 30 mil procedimentos hospitalares em Oncologia. Foram 2,7 mil cirurgias e 87,7 mil consultas médicas.

A Fundação Cecon também realizou 157,5 mil procedimentos no tratamento ambulatorial não cirúrgico, como radioterapia, quimioterapia e hemoterapia, 83 mil procedimentos de terapia da dor e cuidados paliativos e 633 mil exames de apoio ao diagnóstico.

Artigos: 6237