Iluminação do Congresso na cor lilás integra campanha pelo fim da violência contra mulheres

Compartilhe:

O Congresso Nacional ganha iluminação especial lilás como parte dos eventos comemorativos da campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres. Na Câmara dos Deputados, a iluminação ocorre entre os dias 12 e 17 de agosto e, no Senado Federal, de 11 a 20 de agosto.

Além da iluminação, a Câmara desenvolve extensa programação até o final do mês de agosto, com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria da Mulher no YouTube e pelo portal e-Democracia. As atividades coincidem com a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

Estatísticas

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher foram registradas nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100 no ano de 2020. Do total de registros, 72% são referentes à violência doméstica e familiar contra a mulher, como ação ou omissão que causem morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico da mulher e danos morais ou patrimoniais. As demais denúncias (28%) são referentes à violação de direitos civis e políticos, como condição análoga à escravidão, tráfico de pessoas, cárcere privado, liberdade de religião e crença, além do acesso a direitos sociais, como saúde, educação, cultura e segurança.

_____________________
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais

https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa​
e-mail: imprensa@camara.gov.br
Telefone: (61) 3216-1507 / 1807 /1506

Compartilhe: