Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus)

Compartilhe:

Ainda que 2020 tenha sido um ano cheio de problemas e desafios trazidos pela pandemia, os manauaras ainda demonstram conservar o espírito natalino. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) mostra que as pessoas ainda estão dispostas a celebrar – e a comprar – no período das festas de fim de ano.

O estudo aponta que 66% dos entrevistados pretendem fazer compras ainda antes do Natal, celebrado na próxima sexta-feira (25); e destaca-se 15% que afirmam já ter adquirido os presentes para a sazonalidade; apenas 14% ainda não sabem se vão as compras; e 5% disseram que não farão gastos com presentes.

Para quem pretende comprar algum tipo de lembrança neste fim de ano, o levantamento mostra que 46% vão presentear os filhos; seguido de ‘para si mesmo’ (41%); em seguida, os consumidores planejam presentear as mães (32%); cônjuge (28%); e pai (24%).

Presentear namorados (as); avós; irmãos; sobrinhos e amigos no Natal também estão nos planos dos manauaras, segundo o estudo. Das pessoas entrevistadas, 19% responderam que pretendem comprar presentes para o namorado (19%); 14% para os avós; 12% irmãos; 11% sobrinhos; e 7%, os amigos.

Nesse quadro, a maioria das pessoas respondeu que tem a intenção de fazer essas compras tanto em lojas online quanto em lojas físicas. O foco da CDL é mostrar as vendas no comércio tradicional, ou seja, o físico. O levantamento mostra os fatores que levam o consumidor a fazer compras nesse segmento, 45% dos entrevistados responderam que é por conta de boas promoções; 33% é em decorrência da facilidade no pagamento; 14% é devido a variedade de produtos; 7% pelo bom atendimento e 1% pela fidelidade com a loja.

Segundo a pesquisa da CDL Manaus, 28,3% vão presentear seus entes com vestuário; seguido de calçados (18,4%); perfumaria e cosmético (12,5%); brinquedos (11,4%); itens de informática (10,4%); entre outras opções que estão disponíveis no estudo.

Outro dado apontado é a quantidade de objetos que serão adquiridos. 11% das pessoas vão ou compraram apenas um objeto; 46% de um a três; 37% de três a seis; e 6% mais que seis presentes.

Quanto à forma de pagamento, 27% disseram que vão pagar suas compras com cartão de crédito a prazo; 22% com cartão de débito à vista; 19% vão pagar com dinheiro em espécie; 13% no crediário da loja; 11% no crédito à vista; e 8% no cartão boleto ou transferência bancária.

A maioria dos entrevistados, 52% pagaram ou pretendem pagar as compras sozinhos; 33% com o cônjuge; 12% com os irmãos, e 3% efetuarão o pagamento com outros.

A expectativa do valor a ser injetado na economia do Amazonas em relação às compras de Natal deste ano está estimado em R $1.853.710.273,00. Vale ressaltar que o valor incrementado em 2020 é estimulado pelo pagamento do 13º salário no Estado que é de R $2.285.136.634,00, causando assim, um aumento de 3,4% nas vendas comparado ao Natal do ano anterior.

Funcionamento do comércio para este fim de ano

 

Manaus terá horários especiais de Natal e Ano Novo nos serviços públicos, no comércio, shoppings e demais estabelecimentos. Para quem ainda vai às compras nesse período, é necessário se atentar nos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Nos dias 18 e 19 de dezembro, o comércio de rua da capital terá 1h de prorrogação. Nos dias 21 e 22, prorrogação de duas horas. Já no dia 23, as lojas ficaram abertas por mais 3h. Na véspera de Natal, dia 24, terá 1h de prorrogação. No dia 25 (feriado), não irá funcionar. Nos dias 26 e 27, fica a critério do lojista determinar o funcionamento de sua loja.

Os horários se estendem até 31 de dezembro. 28 e 29, terá horas a mais de funcionamento. No dia 30, prorrogação de três horas; e no dia 31, o comércio de Manaus funcionará no horário normal, de 8h às 18h.

Nos shoppings, os horários serão determinados por cada administração.

Pesquisa de Natal (1)

Compartilhe: