Amazonas Energia assina Portarias Conjuntas de Segurança pala colaboração em grandes eventos como festas carnavalescas

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (04/01), em reunião com vários órgãos, concessionária informou que responsáveis por grandes eventos, têm que apresentar projeto do evento com antecedência, como blocos e bandas de carnaval

Se depender da Amazonas Energia, os grandes eventos, previstos para acontecer em Manaus e no interior do estado, transcorrerão em total segurança. Na manhã desta quinta-feira (04/01), a concessionária esteve reunida com representantes de órgãos estaduais e municipais para a assinatura de duas portarias conjuntas: uma que trata, especificamente, de eventos carnavalescos; e outra sobre festividades diversas na capital e interior, dentre elas o Festival Folclórico de Parintins e Festival de Ciranda de Manacapuru.

Ambas as portarias já existiam e passaram por readequações após discussões em conjunto com cada secretaria e entidade convidada para a reunião, segundo o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), coronel PM Almir Cavalcante. Ele é o responsável pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), órgão onde aconteceu o encontro de autoridades e assinatura das portarias, localizado na Avenida André Araújo, bairro do Aleixo.

A gerente de Inteligência da Amazonas Energia, Sandra Farias, esteve na reunião e aproveitou para falar sobre a preocupação da concessionária com as festas que acontecerão, nesse período, nos quatro cantos de Manaus e também no interior. De acordo com ela, a concessionária manterá o compromisso com a população de não deixar faltar energia. Mas, para isso, é necessário que os responsáveis por eventos de grande porte, além dos organizadores de bandas e blocos, levem seus projetos a uma das lojas comerciais da Amazonas Energia para submetê-los a apreciação da equipe técnica da concessionária.

“Isso deve ser feito com pelo menos um mês de antecedência quando tratar-se de um evento de grande porte. No caso de festas menores, esse projeto precisa chegar até nós com, no mínimo, uma semana antes da data prevista para acontecer”, informa a gerente, ressaltando que equipes da Amazonas Energia transmitem as orientações necessárias para que nada saia errado. Segundo ela, os organizadores são orientados, por exemplo, a pedirem ligação provisória de energia caso o projeto requeira. E, também, há casos onde é preciso ser instalado pelos organizadores das bandas grupos geradores para atender a demanda do evento,  garantindo assim a constância da energia na vizinhança.

A gerente adiantou que a Amazonas Energia quer evitar acidentes com ligações clandestinas executadas por pessoas não habilitadas para a função. “Esse tipo de atitude sobrecarrega a rede, acaba com o evento e deixa toda a comunidade sem energia elétrica. Isso sem falar do perigo de incêndio”, alertou Sandra.

Algumas proibições

Falando, especificamente, da Portaria Conjunta nº 001/2024-GS/SSP, fica expressamente proibido, por exemplo, ingressar, permanecer ou utilizar nos perímetros de segurança de grandes eventos quaisquer armas de fogo; armas brancas e de arremesso; materiais contundentes ou pérfuro-cortantes; guarda-chuvas ou qualquer objeto com haste metálica; fogos de artifício, dentre outros.

Também ficou determinada a obrigatoriedade, por parte do promotor/organizador do evento, da realização de revistas em pessoas, veículos e a verificação de mercadorias, bebidas e objetos que adentrarem ao perímetro interno da festa. Conforme o coronel PM Almir Cavalcante, o objetivo é garantir a segurança do cidadão e respeitar a dignidade da pessoa humana.

Onde apresentar projetos

LOJA FLORES

Av. Djalma Batista, nº 4.400, bairro Flores (após o Carrefour de Flores, ao lado do posto Shell)

LOJA SÃO JOSÉ

Av. Cosme Ferreira, .4605, bairro São José Operário

LOJA TORQUATO TAPAJÓS

Av. Torquato Tapajós, 7.070, bairro Tarumã, no posto Cidade Torquato

LOJA MUTIRÃO

Av. Autaz Mirim, n° 9.475, ao lado da Subestação

LOJA ARENA

Av. Pedro Teixeira, nº 7.560, bairro Dom Pedro, próximo à Arena da Amazônia

LOJA JAPIIM

Av. General Rodrigo Otávio, s/n, bairro Japiim

LOJA CIDADE NOVA

Av. Noel Nutels, nº 5, bairro Cidade Nova

LOJA MAJOR GABRIEL

Rua Major Gabriel, nº 1.870, esquina com avenida Ayrão, bairro Praça 14 de Janeiro

LOJA 10 DE JULHO

Rua 10 de Julho, nº 269, Centro

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6397