ūüí° Amazonas Energia orienta como ter um Natal iluminado e seguro ‚ö°

Compartilhe:

Concession√°ria d√° dicas preciosas para comprar os enfeites natalinos ou de como reaproveit√°-los

Boa parte dos lares do Amazonas, do país e do mundo estão enfeitados para as festas de fim de ano. Mas até que ponto os pisca-piscas e o restante da decoração escolhida são seguros? A Amazonas Energia aproveita a data para dar dicas valiosas e reduzir os riscos de choques, curtos-circuitos ou, até mesmo, incêndios.

Todas sabem, mas não custa nada reforçar, que por onde circulam crianças e animais os cuidados precisam ser redobrados. Além da curiosidade normal de ambos, as luzes dos enfeites chamam muito a atenção. Elas são lindas, coloridas, mas contêm eletricidade e podem dar choque e ferir gravemente os pequenos e também os bichinhos.

√Č muito importante n√£o usar adornos luminosos com material ferroso. Ou seja, os cabos, tomadas ou plugue do produto devem ser de componentes met√°licos em cobre, liga de cobre, alum√≠nio ou lat√£o para evitar superaquecimento que pode causar um inc√™ndio. Para saber se o material √© ferroso, basta fazer um teste simples: passe im√£ sobre o produto. Caso ele fixe na pe√ßa, √© sinal de que h√° presen√ßa desse material no enfeite.

Outro detalhe importante √© evitar a sobrecarrega nas tomadas. A quantidade de l√Ęmpadas instaladas tem que ser compat√≠vel com a tomada em que ser√£o ligadas, pois se houver sobrecarga haver√° risco de inc√™ndio. Fique atento para o aquecimento da fia√ß√£o, tomadas, pinos e conex√Ķes. Esse √© o primeiro sinal, seguido do cheiro caracter√≠stico de pl√°stico queimado.

A Amazonas Energia orienta a jamais utilizar uma tomada para ligar v√°rios aparelhos com o uso de benjamins. O ideal √© usar um plug por tomada ou o filtro de linha com bot√£o liga e desliga contendo fus√≠vel interno. A qualidade do produto adquirido tamb√©m deve ser levada em considera√ß√£o. Sempre use luzes decorativas, fios, tomadas, extens√Ķes e filtros de linha certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo técnicos da concessionária, especialistas no assunto, o selo do Inmetro é uma garantia de que os materiais foram submetidos a testes que garantem o bom funcionamento dos dispositivos e, portanto, segurança às pessoas. Itens sem homologação poderão provocar superaquecimento, curto-circuito e princípio de incêndio.

A beleza da √°rvore de Natal pesa na escolha, mas n√£o deve ser a prioridade na hora da compra. A maioria das pessoas prefere os modelos artificiais, por√©m esquece que s√£o feitas de materiais inflam√°veis (pl√°stico). Por isso, escolha a que apresenta na etiqueta ‚Äúresistente ao fogo‚ÄĚ. Tamb√©m nunca use luzes el√©tricas numa √°rvore decorativa em metal, pois ela poder√° ficar carregada com eletricidade por causa de luzes com defeito, levando a uma eletrocuss√£o. E se a sua √°rvore de Natal for do tipo que j√° vem com luzes, avalie as condi√ß√Ķes dos fios e seus plugues antes de lig√°-las.

Xuxa foi vítima

Acidentes no período natalino, por conta dos enfeites, são mais comuns do que se imagina. No Natal de 2008, a apresentadora Xuxa Meneghel teve destruído um apartamento no Rio de Janeiro, na praia de São Conrado. Acredita-se que o motivo do acidente tenha sido o mau funcionamento de um pisca-pisca da árvore de Natal. No incêndio, apenas o companheiro de Xuxa na época, o ator Luciano Zafir, precisou ficar internado por ter inalado fumaça.

Confira mais algumas orienta√ß√Ķes da Amazonas Energia

D√™ prefer√™ncia aos produtos com l√Ęmpadas de LED: as l√Ęmpadas aquecem menos e consomem menos energia, o que pode significar economia na fatura. Apresentam menos risco de sobrecarga;

Reaproveitar pode ser perigoso: se os materiais foram utilizados ou, mesmo sem uso, se foram comprados em anos anteriores, o alerta √© para verificar se h√° fios ressecados, descascados ou rompidos. N√£o utilizar materiais velhos e com emendas pois, al√©m do risco de choque-el√©trico, podem ocasionar sobrecarga nos pisca-piscas. Al√©m disso, deixar as instala√ß√Ķes expostas ao sol e, principalmente, √† chuva, √© altamente perigoso;

Lembre-se que água e eletricidade não combinam: nunca manuseie/toque em equipamentos ou enfeites contendo eletricidade se estiver com as mãos ou os pés molhados. Isso pode ocasionar um acidente fatal. Se o seu enfeite ficar em um local sujeito à ação da luz solar e de chuvas (áreas externas), precisa ter especificação de proteção para esta finalidade já que, muitas vezes, o material pode acabar ressecando se exposto à luz solar ou, ainda, se ficar na umidade em dias de chuva, o que agrava os riscos de acidentes como choques, curtos-circuitos e até incêndios;

Mantenha dist√Ęncia da rede de distribui√ß√£o de energia el√©trica: nos casos de instala√ß√£o de l√Ęmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e √°rvores, n√£o decore em lugares pr√≥ximos √† rede el√©trica para evitar que, se houver ventos fortes, estes enfeites n√£o sejam projetados para a dire√ß√£o da rede el√©trica. Mantenha sempre distante da rede el√©trica (no m√≠nimo a 1,5m de dist√Ęncia para evitar indu√ß√£o el√©trica). Nunca use os postes da rede el√©trica para ornamenta√ß√£o ou para servir de apoio. N√£o solte fogos em dire√ß√£o aos cabos da rede el√©trica;

Desligue os enfeites elétricos ao sair de casa ou na hora de dormir: além de evitar o desperdício de energia elétrica, você também pode evitar um eventual incêndio justamente quando estiver desprevenido.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409