WORSHOP DE BIOECONOMIA NA AMAZÔNIA CONTA COM PARTICIPAÇÃO ATIVA DO POLO DE INOVAÇÃO DO IFAM

Compartilhe:

Na última terça-feira (12), aconteceu, em Manaus/AM, o “Workshop Embrapii Projeto COP-30 para promover a Bioeconomia na e para a Amazônia”, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com a participação do Polo de Inovação (INOVA) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Na oportunidade, os representantes do INOVA, Danniel Rocha Bevilaqua, professor doutor do IFAM Campus Avançado de Manacapuru; José Fábio de Lima Nascimento, Diretor Administrativo e Financeiro do INOVA; e Marlos André Silva Rodrigues, Gerente de Novos Negócios do INOVA estiveram na articulação para promover a Bioeconomia na e para a Amazônia junto com outros ICTs (grupos de pesquisa), Empresas e Associações em projetos da EMBRAPII.

Durante o workshop, foram feitas apresentações sobre a EMBRAPII e propostas de Bioeconomia na Amazônia – Projeto COP-30. Assim, os representantes do Polo de Inovação do IFAM contribuíram com as reflexões de oportunidades para a Bioeconomia na Amazônia, além do mapeamento e convergência de desafios estruturantes.

Para o prof. Fábio de Lima participar de um workshop como o Projeto COP-30 da EMBRAPII para promover a bioeconomia na Amazônia é crucial para um Polo de Inovação. “Isso permite que o INOVA ajude a região a se posicionar como um centro de pesquisa e desenvolvimento em temas relevantes para o futuro, como a sustentabilidade e a utilização de recursos naturais de forma consciente”, afirmou o diretor, reforçando que a participação em eventos como esse possibilita a troca de conhecimento, networking e o estabelecimento de parcerias estratégicas, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.

Dos oito desafios, o INOVA conseguiu inserir na mesa de debate o projeto Nanoencapsulamento de Bioativos Naturais para Tratamentos de Patógenos na Piscicultura do Estado do Amazonas, onde foi possível elencar parceiros e inciativas já existentes, identificar ativos e necessidades e outros fomentos.

Para o professor José Josimar Soares, Diretor Geral do INOVA, o workshop foi uma excelente oportunidade para mostrar toda a potencialidade do Polo de Inovação do IFAM como a capilaridade no Amazonas, o elevado nível de recursos humanos, para cooperação com as ações sistêmicas e articulação com outros ICTs, empresas e associações sobre projetos da EMBRAPII e promover a Bioeconomia na região amazônica. “Acredito profundamente nas oportunidades e potenciais ainda inexplorados em nossa região, como a bioeconomia e a energia de baixo carbono. Como diretor, meu compromisso é cumprir nossa missão institucional, liderar e gerenciar nossa equipe, com foco na excelência operacional, na governança, na responsabilidade social e na preservação do meio ambiente”, reforçou o diretor.

A discussão sobre a Modelagem do Centro de Competência indicou a necessidade de uma nova organização sobre o tema que deve ser feita pela EMBRAPII e um retorno no Amazonas para nova apresentação e alinhamentos de potenciais temas. Com isso foi mencionado em ofertar algumas áreas em pós-graduação como: Biotecnologia, Biomateriais, Gestão e Recuperação de Recursos Hídricos, dentre outras.

O INOVA ainda apontou que está apto a contribui com o tema prioritário em Bioeconomia, devida sua grande capilaridade em todos o Estado do Amazonas, além do capital intelectual e de infraestrutura compatível com as perspectivas da EMBRAPII e no cenário Bioeconômico, no Brasil e no mundo.

___________________________

Mais informações:

Prof. José Fábio de Lima Nascimento, Diretor Administrativo e Financeiro do INOVA

(92) 98413-8241 adm.financeiro.polo@ifam.edu.br

Fotos: Acervo INDT
_____________________________

Edney Santos Mendonça (Edney Manauara)

DRT nº 001751/AM

Setor de Comunicação do Polo de Inovação do Ifam (INOVA)

WhatsApp: (92) 98535-2662

e-mail: edney.mendonca@ifam.edu.br

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409