TCU está na cola do governador Wilson Lima para investigar uso de verbas federais na pandemia.

Compartilhe:

Foi criada uma comissão no âmbito da Câmara Federal aprovada ontem, (30) por maioria de votos, com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) para fiscalizar os recursos federais no combate à pandemia da Covid-19 no Amazonas. A proposição é do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) com relatoria do deputado Delegado Pablo (PSL-AM).

A Comissão ede Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara Federal tem como objetivo descobrir onde o governo Wilson Lima aplicou os recursos destinados à Saúde a partir de 2019 até o mês, entre os anos de 2019 a junho de 2021.

Segundo levantamento da Polícia Federal podem ter sido desviados cerca de R$ 22,8 milhões de reais da Saúde do Amazonas durante a pandemia.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal divulgará nos próximos dias como serão realizadas as fiscalizações nas contas do governo do Estado e prefeituras relativas aos repasses da União .

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) afirmou que não faltou recursos do governo federal. “A receita do Estado também nunca foi tão grande e o Governo até onde se sabe, foi incapaz de adquirir uma única usina de oxigênio, seja para atender os hospitais da capital ou do interior”, destacou o parlamentar.

Governador Wilson já é réu

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou ação penal contra o governador do Amazonas Wilson Lima, que o incluiu como réu e responsável por liderar organização criminosa que desviou recursos da Saúde na pandemia, além de mais 15 denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Fonte: https://bit.ly/39VsGED

Compartilhe: