Deputado Sinésio Campos presta homenagem aos 66 anos de serviços da Fundação Alfredo da Matta

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Cessão de Tempo em homenagem aos 66 anos da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), nesta quinta-feira (30). A Cessão foi proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Para Sinésio, o trabalho da Fundação é significativo, visto que trata da saúde e melhora de vida das pessoas. Por essa razão, o parlamentar garantiu uma emenda parlamentar de 350 mil reais. “Reitero o apoio às fundações, dentre elas, de forma especial, a Fundação Alfredo da Matta, que cuida significativamente do nosso povo. Fico feliz em dizer que estou garantindo uma emenda parlamentar com o objetivo de modernizar o centro tecnológico da Fundação, na ordem de 350 mil reais. As minhas emendas parlamentares são sempre voltadas para a melhoria do serviço público e qualidade de vida das pessoas”, disse o deputado estadual Sinésio Campos.

 O parlamentar lembrou, ainda, que está tramitando na Aleam o Projeto de Lei (PL) que transformará a Fundação em Hospital. “Na próxima quarta-feira, provavelmente, iremos votar no PL e adianto o meu apoio. Então, será mais um hospital que tratará das doenças dermatológicas no Estado do Amazonas”, contou Sinésio Campos.

O diretor-presidente da Fuam, o farmacêutico-bioquímico Ronaldo Derzy Amazonas, agradeceu a homenagem e lembrou que a Fundação é referência local, nacional e internacional em dermatologia tropical como, por exemplo, a hanseníase. “A hanseníase é uma doença de grande trajetória na história da humanidade e aqui no Amazonas o contexto é grave, de mais de 100 anos de história dessa doença. Combater a hanseníase com todas as forças que a fundação tem, intelectual e logística, não aconteceria se não fosse o apoio de parlamentares como o deputado estadual Sinésio Campos, que tem destinado emendas parlamentares para nós”, comentou o diretor-presidente da Fuam.

 Segundo dados da Fuam, do ano de 2019, foram detectados 486 casos de hanseníase no Estado, sendo 406 casos novos (83,5%). Do total de casos novos detectados, 129 (31,8%) eram residentes de Manaus e 277 (68,2%) residentes em outros 46 municípios. As regiões mais endêmicas foram a do Madeira com 26,55/100 mil hab., Purus com 24,89/100 mil hab., Juruá com 21,77/100 mil hab. e Médio Amazonas com 11,56/100 mil hab. Ressaltando que essas regiões se encontram com as taxas de detecção consideradas de muito alta e alta endemicidade.

 Participaram da cessão, além dos citados, a diretora técnica de assistência médica da Fuam, Lucilene Sales, o diretor administrativo e financeiro da Fuam, Heraldo Lucas Melo, a vereadora Cheila Moreira (PT), representando o município de Itacoatiara, funcionários e convidados da Fundação.

Projeto Apeli

Em julho deste ano, o deputado estadual Sinésio Campos participou do lançamento do Projeto Ação para Eliminação da Hanseníase (Apeli), da Fuam, no município do Careiro Castanho. O projeto aborda a importância de combate e prevenção à hanseníase, com o intuito de reduzir a carga da doença, no estado do Amazonas, no prazo de quatro anos.

Semana de Prevenção e Combate ao Preconceito da Hanseníase

O deputado estadual Sinésio Campos também é autor do PL nº 112/2019, que institui a “Semana de Prevenção e Combate ao Preconceito da Hanseníase”, no Amazonas. “Precisamos combater o preconceito contra os hansenianos e lembrar que as pessoas têm o direito à igualdade, sem sofrer nenhuma espécie de discriminação”, justificou o parlamentar.

Assessoria de Comunicação do deputado estadual SINÉSIO CAMPOS (PT)

Contato: Jéssica Trajano 9.9224-6013

Ytallo Byancco 9.8118-7345 – (92) 3183-4431

Compartilhe: