Servidores do SPA Zona Sul têm artigo publicado em revista científica

Compartilhe:

Servidores do SPA Zona Sul têm artigo publicado em revista científica

O trabalho de quatro profissionais de saúde, que atuam no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Zona Sul, transformado em artigo sobre cuidados e assistência aos pacientes durante o pico da pandemia no Estado, foi publicado na Revista Eletrônica Acervo Saúde, que reúne artigos de diversos setores da comunidade científica e universidades do País.

O artigo “A assistência multiprofissional a pacientes em tratamento de COVID-19 e a minimização do distanciamento familiar em um serviço de pronto atendimento em Manaus, Amazonas”, de autoria da enfermeira, Alyne Batista Martins, da técnica de enfermagem, Maria Jelcilene Marques de Sousa Lima e das assistentes sociais Luciane Coimbra Schmidt e Lídia Dias dos Santos, se refere aos cuidados e assistência prestados aos pacientes acometidos pela Covid-19,  no período mais crítico da pandemia no Estado, cuidados que iam além dos tratamentos tradicionais ofertados na rede de saúde.

Na publicação, os profissionais relataram as experiências que foram além dos tratamentos tradicionais ofertados na rede pública de saúde, visando o bem-estar dos pacientes. A assistente social, Luciane Schmidt, uma das autoras do artigo, explicou como se deu o trabalho em um momento delicado.

“Foram tempos em que o paciente permanecia na unidade, aguardando leito em suporte avançado, por um período mais prolongado e por isso o tratamento precisou ser muito mais humanizado, alternando terapias como os cuidados no leito através de óleos corporais, banho de sol na área externa acompanhado do suporte de oxigênio, videochamadas dos pacientes, que geralmente eram idosos, com a família para que eles pudessem expressar amor e não se sentissem abandonados, uma vez que não era permitido visitas ou acompanhantes”.

O artigo também inclui o tratamento humanizado dado aos pacientes de diferentes culturas, com a permissão de chás do costume local, bem como alimentos e frutas de preferência do paciente, uma forma de estimulação do apetite. Para as autoras, o tratamento ofertado levava alento não apenas ao paciente que estava isolado, mas também aos familiares que estavam nas portas da unidade em busca de notícias.

Para a enfermeira, Alyne Martins, relatar em um artigo a experiência vivida no SPA Zona Sul, durante a pandemia, foi uma forma de documentar o esforço empenhado pela equipe de saúde para minimizar a angústia e insegurança que pacientes, familiares e todos os profissionais estavam passando.

“A ideia para escrever o artigo ocorreu durante o ápice da pandemia no Amazonas, em abril e maio, quando todos nós estávamos envolvidos pelo momento de angústia e insegurança sobre a continuidade de assistência do paciente, por conta do crescimento dos casos, do aumento de pacientes aguardando transferência para leitos de maior complexidade e a incerteza do próprio tratamento da Covid-19. Então, realizar pequenas medidas, para minimizar esses sentimentos, foi a forma que encontramos para ajudar a superar os desafios.

Revista – A Revista Eletrônica Acervo Saúde foi criada em 2010, com a proposta de fortalecer e proporcionar o desenvolvimento da produção científica do Brasil, atuando como veículo de divulgação para a sociedade e comunidade científica.

A revista possui mais de mil artigos de importantes universidades no Brasil, Paraguai, Uruguai e Portugal publicados com os registros ISSN, DOI e Qualis/CAPES.

FOTOS: Divulgação/SES-AM

Compartilhe: