Entre o projeto de criação e execução do Natal de Manaus foram 06 meses de planejamento com uma equipe de aproximadamente 200 integrantes
A data em que se comemora a clássica manifestação cultural popular Folia de Reis (06/01), encerra tradicionalmente o período de decoração de Natal no Brasil. Em Manaus, a retirada da ornamentação está em fase de conclusão, e a certeza que fica sobre a temporada natalina 2021, é que ela deixará saudades pelo clima de magia que encantou turistas e moradores locais.
A inovação, tecnologia, criatividade e beleza da ornamentação que surpreendeu e emocionou as milhares de pessoas que passaram pelo Largo de São Sebastião, Complexo Turístico Ponta Negra, principais vias públicas de Manaus e que também encantou os moradores de comunidades ribeirinhas levam a assinatura de Rossy Amoedo.
O artista é conhecido internacionalmente por suas criações e pelo desenvolvimento de projetos com conceitos minuciosos, arrojados e grandiosos, tendo participação em eventos como cerimônias de Olimpíadas, Jogos Pan-americanos, Festival Folclórico de Parintins e Carnaval do Rio de Janeiro.
A imponência destas obras e a composição dos cenários que constituíram o “Natal das Águas, Luz da Esperança”, tema do Natal 2021 da capital amazonense, encantou adultos e crianças, que puderam admirar e viver o clima acolhedor que se criou nesta nova opção de roteiro que foi despertado em Manaus.
Pela primeira vez, o Largo de São Sebastião recebeu uma decoração tão iluminada e com tantos elementos natalinos, que aliaram a modernidade dos enfeites luminosos com a tradicional árvore de natal, formando corredores e uma cobertura estrelada de piscas por todo o quadrante, que mais parecia um imenso espaço instagramável, atraindo milhares de pessoas que revelaram o encantamento em suas redes sociais.
No Complexo Turístico Ponta Negra, que foi ornamentada desde o início do seu bosque até a extremidade oposta, Rossy Amoedo surpreendeu com uma árvore de natal com 40m de altura e base de 16m de diâmetro, decorada com aproximadamente 20 mil metros de mangueira de LED e mais de 8 mil piscas. A ornamentação contou ainda com um presépio em escala gigantesca, constituído com 19 personagens em movimento, com altura de 06 a 08 metros, controlados por um painel de comando.
A alegria do natal foi levado às comunidades através da Balsa Natalina, que contou com presépio, trenó, Papai Noel, uma árvore de natal com 30m de altura e personagens gigantes, integrando o cenário do nascimento de Jesus com os Reis Magos, Maria, o menino Jesus, anjos e animais, sob uma embarcação com 49 metros de comprimento e 15 metros de altura. Esta obra repercutiu na mídia nacional e internacional: Jornal “O Globo”, “Yahoo”, “Nationalpost”, “Nasdaq”, “TribuneIndia”, “Devdiscourse”, “Reuters”, entre outros.
Rossy Amoedo explicou que entre o projeto de criação e execução do Natal da cidade Manaus foram 06 meses de planejamento intenso, e que para a conclusão do trabalho, o artista contou com uma equipe de aproximadamente 200 integrantes, entre soldadores, técnicos em robótica, controladores de painel de comando, eletricistas, escultores, pintores, figurinistas e outros profissionais. O artista também falou sobre a importância de ter assinado este projeto.
“Este momento foi muito significativo para minha vida pessoal e profissional. Manaus passou por momentos complicados e tristes recentemente, e através da decoração natalina e desta nova concepção artística, buscamos transmitir a mensagem de esperança, reencontro, agradecimento e celebração da vida. Ter reconhecimento artístico profissional em diversos estados do Brasil e até em outros países é satisfatório, mas ser reconhecido em Manaus, com a conclusão deste lindo projeto é um sentimento indescritível”, enfatiza Rossy Amoedo.
“Guardarei cada momento deste período natalino, cada abraço recebido, cada mensagem na minha rede social. Tudo foi muito especial. Procuramos espalhar uma mensagem de amor por toda Manaus, dando a mesma oportunidade de viver a experiência do clima de Natal para quem não tinha, como por exemplo, para as comunidades ribeirinhas. Parabenizo o Prefeito de Manaus, David Almeida e a Presidente do Fundo Manaus Solidária, Dulce Almeida que tiveram a sensibilidade, altruísmo e o espírito público em todas as ações do natal da cidade de Manaus, assim como as demais secretarias municipais que se dedicaram para a realização deste natal. Meu agradecimento ao prefeito David Almeida por confiar e acreditar nesse projeto e juntos termos conseguido materializar”, finaliza o artista Rossy Amoedo.
Fotos: Largo de São Sebastião (Michael Dantas)/ Complexo Ponta Negra (Marcely Gomes)/ Presépio Flutuante (João Viana/ Ruan Souza)