A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu nesta quarta-feira, 23, a Medalha do Mérito Legislativo Ruy Araújo ao Presidente Executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior. A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), que condecorou o profissional na defesa da Zona Franca de Manaus e pelos serviços prestados à sociedade amazonense à frente da entidade empresarial.
A cerimônia solene ocorreu no plenário Ruy Araújo e contou com a presença de diversas personalidades, como o ouvidor-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Josué Neto, o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), general Algacir Polsin, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, os deputados estaduais Serafim Corrêa, Abdala Fraxe (Avante) e Adjuto Afonso (União Brasil), dentre outras autoridades, além de amigos e familiares do homenageado. O governador do Amazonas, Wilson Lima, também estava presente na solenidade.
Autor da homenagem, Wilker destacou a grande colaboração de José Jorge Júnior em prol da Zona Franca de Manaus e enalteceu a sua trajetória no serviço público, onde acumulou cargos nos poderes Executivo e Legislativo, bem como funções na Suframa. Jorge é o primeiro amazonense a comandar a Eletros, entidade de classe empresarial que reúne as 34 maiores indústrias eletroeletrônicas e eletrodomésticas do país, instaladas em todas as regiões do país, em 11 Estados, em 29 cidades e 49 parques fabris. Suas empresas geram mais de 150 mil empregos diretos e indiretos e representam 3,5% do PIB da Indústria do Brasil.
“A Zona Franca de Manaus, em seis décadas, se transformou de um modelo de ocupação e soberania para o melhor programa ambiental do mundo e tudo isso teve a sua contribuição, com seus embates. Fico feliz de nós termos um jovem amazonense que galgou vários cargos e com isso adquiriu conhecimento, porque não dá para debater sem se aprofundar e quando o amigo defende a ZFM, não está defendendo apenas 34 empresas, e sim o povo do Amazonas. É com esse reconhecimento que a Assembleia lhe agracia por unanimidade com essa justa homenagem”, disse Wilker.
Agraciado, José Jorge agradeceu o deputado Wilker Barreto pela homenagem e afirmou que a honraria se estende a todos os envolvidos que contribuíram com sua larga experiencia profissional
“Agradeço muito ao deputado Wilker Barreto pela propositura, fiquei muito feliz, obrigado a todos pelo voto de confiança, ninguém faz nada sozinho, tudo que se constrói aqui tem a ajuda de cada um de vocês. Essa medalha é de todos nós, amigos e principalmente a minha família
Histórico
Amazonense, nascido em Manaus, no ano de 1975, Jorge José do Nascimento Júnior é filho de José Jorge do Nascimento e de Rosinete Dourado do Nascimento, profissional com experiência em Governança Associativa Empresarial e Gestão Pública e possui significativa experiência no serviço público, tendo sido Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento do Amazonas e ocupado vários cargos na Superintendência da Zona Franca de Manaus, como Assessor da Superintendência, Diretor de Comunicação Social e Diretor de Acompanhamento de Projetos Industriais.
É o primeiro amazonense a comandar a ELETROS, entidade de classe empresarial que reúne as 34 maiores indústrias eletroeletrônicas e eletrodomésticas do país, instaladas em todas as regiões do país, em 11 Estados, em 29 cidades e 49 parques fabris. Suas empresas geram mais de 150 mil empregos diretos e indiretos e representam 3,5% do PIB da Indústria do Brasil.
Os principais resultados obtidos, até o momento, à frente da Associação foram: a reorganização institucional; reposicionamento da Entidade junto aos poderes públicos, imprensa e demais entidades; protagonismo e legitimidade da Associação como representante do setor eletroeletrônico; inclusão do setor eletroeletrônico e eletrodoméstico na pauta positiva dos governos; atração de novos associados; participação ativa e de liderança nas discussões relacionadas à Reforma Tributária, Abertura Comercial, Plano Nacional de Resíduos Sólidos (logística reversa), fomento às exportações; e acompanhamento planejado, coordenado e construtivo das matérias de interesse do setor em tramitação no Congresso Nacional e algumas Casas Legislativas Estaduais e Municipais.
De 2003 a 2006 e 2008 a 2011, foi Assessor do Gabinete da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Assessoria administrativa, econômica e parlamentar nas discussões que envolveram prorrogações das vigências da Zona Franca de Manaus, definição de políticas públicas da área de atuação da SUFRAMA, atração de investimentos e apoio junto aos órgãos de controle (TCU, CGU, MPF) e os assuntos relacionados à Zona Franca de Manaus no Congresso Nacional e nos Estados de atuação da SUFRAMA. De 2006 a 2008, foi Coordenador Geral de Comunicação Social na Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA -, Responsável pela coordenação das atividades de comunicação social e relações públicas; interação com a imprensa local e nacional; apoio aos assuntos setoriais econômicos, parlamentares e de atração de negócios.
De 2011 a 2016, foi Coordenador Geral de Projetos Industriais da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA -. Responsável pela análise, acompanhamento, fiscalização e avaliação de projetos industriais com vistas à concessão e manutenção de incentivos fiscais administrados pela Suframa; criação de estudos e pesquisas destinados a subsidiar a política industrial da Zona Franca de Manaus; identificação e atração de investimentos para área de atuação da Suframa; representante da SUFRAMA no Grupo Técnico do PPB (GTPPB) com a função de analisar, estabelecer ou alterar os PPBs. Enquanto Coordenador de Projetos Industriais da SUFRAMA substituía o Superintendente Adjunto de Projetos da SUFRAMA nas suas ausências.
Em 2017, foi Secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas. –Secretário de Estado responsável pela concessão e gestão dos incentivos fiscais estaduais; Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I (P&D); diversificação da economia do Estado; interiorização do desenvolvimento econômico; atração de negócios e promoção comercial do Amazonas; e tendo os seguintes órgãos sob sua responsabilidade compartilhada: Agência de Fomento, Empresa de Turismo, Junta Comercial, Instituto de Metrologia, Agência de Desenvolvimento Social, Fundo de Amparo à Pesquisa e Agência de Mineração.
Em 2018, foi Diretor do Centro de Cooperação Técnica do Interior da Assembleia Legislativa do Amazonas. O CCOTI é o órgão do Poder Legislativo Estadual do Amazonas que dá suporte às Câmaras e Prefeituras Municipais do Estado do Amazonas. Dentre as suas atribuições, os legislativos e executivos municipais podem contar com o CCOTI para a adequação de Leis Orgânicas e Regimentos Internos, aos termos atuais das Constituições Estadual e Federal, bem como prestação de contas, entre outros serviços. Por meio da Escola do Legislativo, o CCOTI oferece ainda treinamento e capacitação de servidores das Câmaras e Prefeituras Municipais.
Atualmente, é Presidente Executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos-ELETROS.
–
Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Wilker Barreto
Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351
Texto: Dayson Valente