Prefeitura de Maués lança evento inédito com foco na sustentabilidade a partir da Amazônia para o mundo

Compartilhe:

Iniciativa do prefeito Junior Leite em sediar o Sthorm Festival Maués, evento que une ciência e biotecnologia em prol da sustentabilidade, atraiu parceria da Universidade de Oxford para o desenvolvimento da região

No dia 07 de outubro, Maués, a terra do guaraná e da longevidade, se torna o epicentro de debates científicos, tecnológicos e biotecnológicos, aliados a muita música e conversas esclarecedoras sobre como a transformação digital pode ser uma ferramenta para alcançar a sustentabilidade.

O Sthorm Festival Maués, uma iniciativa da empresa Sthorm e Prefeitura de Maués, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, explora o potencial tecnológico, aliado à ciência e à sustentabilidade, para buscar soluções conjuntas de impactos positivos ao mundo. Entre os participantes notáveis estão figuras do rock internacional como o ex-baterista da banda Guns N’ Roses, Matt Sorum, além de nomes importantes do mundo da ciência, tecnologia e saúde como Bob Richards (cofundador da Space University e da Singularity University), Scott Bagby (Skype), Fábio Calderaro (ex-gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia – CBA), Alceni Guerra (ex-Ministro da Saúde e grande articulador na criação do SUS) e Sue Ann Clemens (professora de Saúde Global, Vacinologia e Doenças Infecciosas Pediátricas na Universidade de Oxford/ EUA).

A escolha de Maués como local do evento despertou o interesse de renomados centros de pesquisa, como a Universidade de Oxford, que disponibilizou cerca de um milhão e meio de reais para o município investir em ciência, biotecnologia e na melhoria de problemas relacionados à saúde, educação e o desenvolvimento de Maués e Amazonas como um todo. O Sthorm chega em momento oportuno, onde a Amazônia surge como solução para o enfrentamento de crises que vão desde mudanças climáticas, a perdas de ecossistemas.

A missão é garantir um desenvolvimento com sustentabilidade, considerando os efeitos do aquecimento global, e a busca por soluções e estratégias para fortalecer a socio bioeconomia, a preservação da floresta, a educação, a saúde e o futuro das populações locais.

“O Sthorm Festival Maués não é apenas um festival de música, uma festa, mas antes de tudo, um espaço de diálogo para discutirmos a Amazônia de dentro para fora. Para que cientistas, empresários, pessoas do mundo das artes e da música, que já são ativistas das causas ambientais e sociais, possam nos ouvir, olhar de perto e falar a partir daqui. Maués é uma cidade linda, de beleza encantadora, povo acolhedor e orgulhoso das suas tradições, sua cultura e com potencial gigantesco. Tivemos a grata surpresa de encontrar esse grupo de ativistas que compõem a Sthorm, que possuem o mesmo objetivo que o nosso, que é discutir soluções e atrair investimentos para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, destaca Junior Leite, prefeito de Maués.

O Sthorm Festival Maués acontece no dia 07 de outubro, a partir das 16h, na Praia da Ponta da Maresia, em Maués/AM. Para garantir o cuidado com o meio ambiente e com a comunidade local, o evento terá um número restrito de convidados.

Fotos: Reinaldo Santos.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6524