Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento tem lançamento na Fieac 

Compartilhe:
Data: 5/6/2024
Texto: Layana Rios
Fotos: Divulgação/Fieac
Nesta quarta-feira (5), foi realizado, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), o lançamento da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Acre – 2024. Organizado pela Suframa, o evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho, no auditório da Fieac, com o objetivo promover a disseminação e o acesso aos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM), entre eles, a Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). As inscrições estão disponíveis em link: https://doity.com.br/jornadaintegracaoriobranco/inscricao.
O lançamento, voltado aos associados e à imprensa, contou com a presença coordenadora do Fórum de Desenvolvimento, Tíssia Veloso, representando também a Fieac; do secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita; do superintendente do Bando da Amazônia (Basa) no Acre, Edson Souza; do coordenador-regional da Área de Livre Comércio (ALC) de Rio Branco, Jéfferson Barroso; do coordenador de Articulação Tecnológica da Suframa, Ygor Thomé e dos técnicos da Suframa Ederlene Reis e Valter Morais.
Na ocasião, Tíssia Veloso falou em nome do presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, da satisfação em sediar a Jornada da Suframa, reforçando a parceria entre as instituições. “Temos um compromisso em fortalecer os laços entre a indústria do Acre e a Suframa e agora seremos os anfitriões desse evento que reunirá comércio, serviço, indústria e o empreendedorismo. Manter essa proximidade é essencial para impulsionar o desenvolvimento regional de forma integrada”, afirmou.
A coordenadora do Fórum também destacou áreas prioritárias para receber financiamentos e investimentos, como agronegócio, produção de proteína animal, negócios florestais agroindústria e indústria de transformação e falou sobre a atuação do Fórum, que busca fomentar o setor produtivo do Acre, com atração de investimentos e novos mercados, especialmente na exportação, e busca de financiamentos e acesso ao crédito.
O secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita, ressaltou a importância da realização da Jornada para o Estado. “Acredito que estamos no caminho certo para transformar o Acre em um polo diversificado, capaz de gerar empregos e desenvolvimento para nossa população. Seguiremos trabalhando com cooperação e inovação, buscando novas oportunidades e parcerias que fortaleçam nossa indústria e economia”, disse.
O coordenador-regional da ALC de Rio Branco, Jéfferson Barroso, detalhou a programação da Jornada de Integração Regional da Suframa. “Serão dois dias de muito conhecimento compartilhado com foco no desenvolvimento regional”, observou.
 
Programação
No dia 12, as discussões se concentrarão no funcionamento e oportunidades da política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Suframa. Também haverá a participação dos três coordenadores de programas prioritários de PD&I: de Bioeconomia (Idesam), de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (Softex) e de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (CITS Amazonas), que apresentarão a atuação deles em toda a Amazônia Ocidental e Amapá, bem como o andamento dos projetos que vem sendo desenvolvidos no Acre.
Ainda no primeiro dia, serão apresentadas pela Suframa ações estruturantes para o desenvolvimento regional, com a repercussão do tema por representantes do Basa e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), além da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), que terá palestra do secretário Assurbanípal Mesquita.
A agenda do dia 13 abordará os incentivos fiscais na região, com foco nos regimes da Amazônia Ocidental e das Áreas de Livre Comércio (ALCs), orientações sobre cadastro, compra nacional e importação incentivada na Suframa, e como apresentar projetos na Suframa com base em matéria-prima regional na Amazônia Ocidental.
Haverá, ainda, nova participação da Sudam, para apresentar os incentivos fiscais administrados pelo órgão para o desenvolvimento regional, e do Basa, com palestra sobre soluções de crédito para a Amazônia.
Concomitante as palestras, haverá uma programação de Picth Day voltado a startups com projetos nas áreas dos programas prioritários de PD&I, na sala da Diretoria da Fieac. Para esta programação, é necessário inscrição específica pelos respectivos links: Indústria 4.0 e Modernização Industrial (https://bit.ly/3WY8hIZ), Fomento ao Empreendedorismo Inovador (https://airtable.com/appxqQrlUB4cbi4KG/shrPYOsFx3nrGtvUI) e Bioeconomia (https://forms.gle/aSvLKDa7SDTLk4k49).
Informações: imprensa@suframa.gov.br


Imprensa Suframa
+ 55 92 2020-1062 / 98537-0667
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6406