Governos Estadual e Federal reúnem em caravana federativa gestões municipais para esclarecimentos de demandas e proposição de soluções

Compartilhe:

Em Palmas, caravana leva atendimento, informação e cooperação entre os entes federados com a participação dos ministérios e demais órgãos federais

 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

 

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, participou nesta quinta-feira, 9, da Caravana Federativa Tocantins. Um evento realizado em parceria entre Governo do Tocantins e Governo Federal com objetivo principal de levar atendimento, informação e cooperação entre os entes federados.

A caravana tem a participação ativa dos ministérios do Governo Federal e demais órgãos federais, em um esforço conjunto para a democratização do acesso aos programas e serviços essenciais, que possam adiantar e solucionar alguma demanda que esteja parada ou que falte algum documento a ser acrescentado ou complementado. O evento prossegue até esta sexta-feira, 10.

A caravana tem como público-alvo prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e estaduais e gerentes municipais de convênios; vereadores, presidentes de consórcios e federações; representantes de conselhos das políticas públicas; e representantes de Organizações da Sociedade Civil.

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, pontuou sobre a aproximação dos governos para a solução de demandas da comunidade. “Destacamos as parcerias como importantes ferramentas para a transformação. Essa forma de trabalho reforça o que queremos oferecer à população de forma geral, que é um tratamento que possa atender a todos, independentemente de pertencerem a redes federal, estadual ou municipal. A aproximação do Governo Federal com o Governo do Tocantins e com os municípios tocantinenses reforça nosso compromisso em oferecer um trabalho de qualidade a todos”, finalizou.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da participação de todos no evento. “Deputados, secretários, servidores públicos e toda a comunidade foram convidados a participar desse evento, que achei interessante chamar de caravana da cidadania, por ser um evento para todos os cidadãos tocantinenses. Agradeço pelas parcerias entre governo federal e toda a bancada federal. Queremos trabalhar para melhorar o trabalho para todos, por isso acredito nas parcerias com os municípios e com o governo Federal”, destacou.

O prefeito de Talismã do Tocantins e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, enfatizou a importância do evento. “É uma forma de apresentar soluções às demandas sem ter que ir a Brasília, pois a presença dos órgãos federais estão aqui. É uma parceria excelente, com uma aproximação do povo com os governos”, comentou.

A diretora de Contratos e Convênios da Seduc, Júnia Tavares, disse que a Caravana proporcionou a oportunidade para o tratamento aprofundado sobre convênios ou termos de compromisso. “A Caravana proporcionou, ao setor que eu represento, uma oportunidade de tratarmos de cada convênio ou termo de compromisso de forma mais aprofundada. A equipe do Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, além de nos orientar sobre as melhores formas de execução dos convênios, nos mostrou novas possibilidades de pactuação interfederativa que ajudarão o Estado na melhoria da Educação. Percebemos que os ministérios juntos nos mostram a dimensão de todas as alternativas que o Estado tem para buscar recursos e melhorar a vida do tocantinense”, destacou.

O servidor do Colégio Santa Cruz de Araguaína, Edson de Oliveiro da Silva, comentou sobre o atendimento que recebeu diretamente do Ministério da Educação, por meio de um agente, para o atendimento de filantropia, ação realizada em favor do bem público. “Foi um tratamento bem humanizado, pois conversei com uma pessoa que faz a leitura dos processos. Essas pessoas olham os processos, considerando que eles são mais que um documento físico. Podemos perceber que há um ser humano trabalhando, ao invés de lidarmos apenas com atendimento artificial”, ponderou.

O secretário Especial de Assuntos Federativos e coordenador geral da Caravana, André Luiz Ceciliano, destacou a importância da presença da cooperação entre os governos Estadual e Federal. “Essa ação aproxima os governos e contribui para solução de demandas. Ao invés de os gestores se deslocarem para Brasília, o atendimento vem até eles. Agradeço a atenção da equipe do governo estadual. Aqui serão feitos atendimentos para solução de alguma demanda que esteja pendente. Então essa parceria entre os governos estadual, federal e municipais é uma ação que dá certo”, pontuou.

Sugestões de legendas

Crédito das fotos – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6524