FPF Tech comemora 23 anos, destacando as principais conquistas e projetos para 2022

Compartilhe:

Há 23 anos, a Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPF Tech) iniciou as atividades em uma pequena sala no Edifício Rio Negro Center, localizado no bairro centro, zona Sul de Manaus. E para celebrar a data do 23º aniversário da Fundação, na sexta-feira (22), a FPF comemorou internamente com o time de colaboradores. Já na quinta-feira (28) a FPF Tech preparou um evento exclusivo para os clientes, no qual apresentou as principais iniciativas implementadas durante o ano de 2021 e os novos projetos que estão sendo elaborados para o próximo ano.
Estrutura e conquistas
Da salinha para o Distrito Industrial, a FPF Tech está instalada em uma área de 12.000 mil metros quadrados e se transformou em um verdadeiro complexo tecnológico no coração da Amazônia, com vários laboratórios (Laboratório de Desenvolvimento, Design e Teste de Software, Laboratório da Indústria 4.0, Laboratório de Games, dentre outros), preparados para atender aos mais diferentes segmentos de negócios, contribuindo assim para o desenvolvimento da região e para o crescimento da indústria.
Outras importantes conquistas envolvem a realização de aproximadamente 1.500 projetos e iniciativas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento); a formação de 23 mil pessoas que passaram pelo Projeto CTI (Centro de Treinamento em Informática), que é fomentado pela Lei da Informática; e 3 mil funcionários que passaram pela Fundação e se transformaram em excelentes profissionais.
Dentre as iniciativas de sucesso da FPF Tech em 2021, destacam-se a criação do credenciamento para o funcionamento como Escola Técnica de Nível Médio Formal, o amadurecimento dos processos da Incubadora da Fundação e o lançamento do Programa Rocket, que visa oferecer capacitação e formação profissional em diversas áreas da Tecnologia da Informação (TI), de forma gratuita.
Para Luis Braga, diretor-executivo da FPF Tech, a responsabilidade da Fundação passa pela contribuição na preparação de mão de obra qualificada para atuação na área da tecnologia. “De modo geral, as empresas reclamam muito sobre a falta de profissionais qualificados no mercado. E para mitigar esse problema criamos o Programa Rocket, que visa selecionar turmas para ensinar tecnologia e formar profissionais capacitados e qualificados para contribuírem com o desenvolvimento das empresas da região, focando em conteúdos acadêmicos e práticos para uma profissionalização direcionada. Essa é com certeza uma das grandes conquistas de 2021. Isso porque a FPF Tech, na essência, é uma verdadeira escola de tecnologia”, Braga ressalta.
De acordo Braga o ano de 2021, apesar dos desafios, trouxe alguns benefícios. “Por causa da pandemia, os últimos anos estão sendo atípicos, pois tivemos que reaprender várias coisas e conviver com novas formas de trabalho. A relação e a comunicação com as equipes de trabalho e até mesmo a relação com o cliente passaram por adaptações de modo a se tornarem mais dinâmicas. Essa reinvenção acabou impulsionando o processo de transformação digital de forma mais agressiva. Nesse contexto, a FPF Tech participa ativamente dessa transformação digital, porque conseguimos contribuir para esse processo de evolução das empresas da região, direcionando, desenvolvendo (criando) e implantando tecnologias”, destaca.
Planos para 2022
Para o próximo ano, a FPF Tech vem planejando desenvolver novos projetos que auxiliem a comunidade e um deles é o reestabelecimento do Laboratório de Biotecnologia. A continuidade do projeto `Tech Talks´ (workshops para demonstrar e falar somente sobre tecnologia) em Manaus e em outras regiões amazônicas, queremos levar essa iniciativa para as cidades do interior, pois esses eventos inspiram pessoas a trabalharem com tecnologia. A consolidação da Escola Técnica para fomentar conhecimento tecnológico para jovens desde o Ensino Médio e formar profissionais; despertar o interesse e formar pessoas na prática em diversas áreas de Tecnologia da Informação (TI) com o Programa Rocket; e apoiar negócios e empreendimentos de sucesso com a nova Incubadora da FPF Tech, fornecendo um apoio total e serviços de qualidade para o desenvolvimento de startups.
Sobre a FPF Tech
A FPF Tech é uma Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento, sem fins lucrativos, focada na geração de soluções inovadoras, serviços e cases de sucesso globais nas áreas de Automação Industrial, Tecnologias Móveis e Assistivas, Internet, Qualidade de Software e Capacitação Tecnológica. Há 23 anos, a FPF Tech atua em Manaus com estreita cooperação com Universidades e investe continuamente na formação técnico-científica de seus colaboradores, estudantes e profissionais do mercado.

Compartilhe:
Imagem padrão
redacao
Artigos: 256