Educação Socioemocional é adotada em projeto social no AM

Compartilhe:

O Programa Eu Lidero da ONG Oliveira Foundation desenvolve habilidades socioemocionais de pessoas em situação de vulnerabilidade, como as do ACSSUS – Associação Cidadania Social e Sustentabilidade , voltada a causas sociais, de caráter educacional, cultural e ambiental.

Em Parintins, a Associação Cidadania Social e Sustentabilidade, ACSSUS, vem mudando a vida dos jovens e proporciona atividades nos campos da educação, arte, cultura, esporte e cidadania. Como parte do programa, as crianças aprendem sobre cidadania, cultura e desenvolvimento sustentável. A partir do apoio da Oliveira Foundation, organização social que trouxe o “Programa Eu Lidero” para o Brasil, a ACSSUS também ajuda os seus alunos no processo de desenvolvimento pessoal e inteligência emocional.

No programa de educação socioemocional, são trabalhadas as habilidades de cada criança e adolescente beneficiados pelo projeto nas áreas de auto-liderança, relacionamento interpessoal e intrapessoal; fortalecimento da autoestima e valor próprio; gerenciamento das emoções; tomada de decisão responsável; liderança para maior autonomia; entre outros benefícios.

Fundada em 20 de abril de 2012, a Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS) tem a missão de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social no município de Parintins. Os princípios da entidade são pautados nos pilares estabelecidos pela UNESCO, que são: SER-Espiritualidade; CONHECER-Ciências; SABER-Filosofia e FAZER-Arte.

A ACSSUS participou de projetos como o HUCA – Horta Urbana Comunitária Amazônica, que ensinou a prática de produção de alimentos saudáveis nas residências das famílias participantes, a fim de combater a insegurança alimentar, de forma sustentável e também o Vila Amazônia da Cidadania, que promoveu a cidadania através de atividades socioeducativas.

A fundadora da Oliveira Foundation, a empresária Fabiane Oliveira, nasceu na periferia de São Paulo e conhece bem a realidade das crianças atendidas pelo projeto de Parintins.“Eu nasci em uma família pobre, no interior de São Paulo, mas não me conformava com a vida de escassez”, conta ela. “Fundei a Oliveira Foundation em 2019, pois sou um exemplo de que é possível mudar de vida a partir de uma nova mentalidade voltada para a liderança.”

A Oliveira Foundation tem sede nos Estados Unidos, mas já atua nas mais diversas regiões brasileiras, de norte a sul do país. Para 2023, a previsão é que o Programa Eu Lidero beneficie 100 mil crianças e adolescentes. O programa tem o aval da Maxwell Leadership Foundation, que replica o método de transformação desenvolvido pelo best seller (New York Times) John C. Maxwell, maior especialista do tema Liderança no mundo, com mais de 30 milhões de livros vendidos e 92 títulos publicados.

A parceria com a Associação Cidadania Social e Sustentabilidade é de caráter colaborativo, totalmente gratuito, pois tanto a Oliveira Foundation como a ONG de Parintins acreditam que a metodologia de educação socioemocional é capaz de beneficiar uma comunidade inteira por meio da educação, cultura e esportes. “Não somente ensinamos, mas também aprendemos todos os dias. Estou muito feliz com a parceria com a ACSSUS e espero que ela cresça muito, porque nós estamos unidos em valor, integridade e em transformação”, diz Fabiane.

Qualquer escola do Amazonas, pública ou privada, assim como todas as organizações sociais que trabalham com o público de 9 a 18 anos de idade, podem ser parceiras da Oliveira Foundation e solicitar, gratuitamente, a capacitação do Eu Lidero na sua região. Outras informações estão no site da Oliveira Foundation, onde também há o formulário com o pedido da parceria.

***

Assessoria de Imprensa da Oliveira Foundation – Agência Pauta Social

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6535