Dra. Mayara sugere criação de Banco de Dados de pacientes renais crônicos no AM

Compartilhe:

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) propôs a criação de um Banco de Dados para armazenamento de informações e quantitativos de pessoas com doenças renais crônicas no Amazonas. O PL nº 1018/2023 está em tramitação na Assembleia Legislativa.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), o Amazonas tem a estimativa de mil pacientes apenas em tratamento de diálise, sem contar as demais modalidades de tratamentos existentes. Para a parlamentar, a falta de dados atualizados dificulta a compreensão do cenário no estado e retarda ações que poderiam melhorar e promover novos procedimentos.

“Muitos avanços na área da medicina estão ocorrendo no estado, a exemplo da inédita cirurgia de transplante renal, contudo, diversas outras circunstâncias se mostram defasadas e necessitadas de um olhar atento do Poder Público.A importância de dados qualificados e atualizados assegura que a população possa ser subsidiada por políticas públicas eficazes” justifica a parlamentar no projeto.

O PL estabelece que a competência de criar o Banco de Dados será da SES-AM e consistirá na coleta, processamento, consolidação e publicidade dessas informações referentes ao quantitativo de pessoas com doenças renais crônicas. A divulgação dos dados deverá ser realizada de forma periódica pela pasta.

Doenças Renais Crônicas

Os rins são responsáveis por eliminar toxinas do corpo e regular certas substâncias presentes no sangue, as Doenças Renais Crônicas (DRCs) se caracterizam pela falha da capacidade desses órgãos.  Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do quadro estão diabetes, hipertensão arterial, obesidade, tabagismo, histórico familiar e uso prolongado de medicamentos sem orientação médica.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as DRCs devem ser a quinta causa de morte no mundo até 2040. Já o Ministério da Saúde estima que, atualmente, cerca de 10 milhões de brasileiros convivem com doenças relacionadas.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6397