“Desentupidor” é selecionado para Festival Olhar do Norte

Compartilhe:

O curta-metragem faz parte da Mostra Amazônia que reúne produções de sete estados diferentes

O curta-metragem “Desentupidor” fará parte da Mostra Amazônia da 5ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Com entrada gratuita, a exibição será na próxima quinta-feira, 24 de agosto, a partir das 17h no Teatro Amazonas.

Selecionado para a Mostra Amazônia, o curta também é um dos indicados para os prêmios de Melhor Filme do Júri e do Público, Melhor Filme, Atuação, Roteiro, Direção, Fotografia, Direção de Arte e Som.

A votação popular acontece após a Mostra 3 no próprio Teatro Amazonas. De acordo com o diretor Jimmy Christian, “Desentupidor” traz ao público uma Manaus de antigamente que promete uma identificação com os amazonenses. “O filme tem nuances de drama e comédia, acredito que isso ajude a cativar o público. Também sensibiliza com imagens reais e atuais da situação de muitas famílias que vivem na periferia de Manaus”, acrescenta.

O Desentupidor estará disponível na plataforma @esonoraplay por 24h um dia após sua exibição no Teatro Amazonas. Acesse sonoraplay.net para assistir. Além da exibição, a programação do Festival também vai propor uma roda de conversa e debate sobre o filme, no dia 25 às 13h no Palácio da Justiça, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 901 – Centro. A cerimônia de premiação também será no dia 25 a partir das 22h, no Teatro Amazonas.

Sobre o Desentupidor

Inspirado no conto “Desentupidor de Fossas” da escritora Márcia Antonelli, foi produzido e dirigido por Jimmy Christian (Zico, O Jabuti é Opala: Conexão Amazônia).

As produtoras Artecontemporaneapura Films (Fogo no Cerrado, Bodó com Farinha e o talk-show Literatura da Gente), La Xunga Produções e Picote Produções (Entre O Rio e A Floresta, Raízes Arqueológicas, Pajelança) cuidaram da realização e produção.

Na comunidade Rio Solimões 2, localizada no bairro Tarumã, Zona Oeste da cidade, ocorreu a maior parte das locações porque representa a latente realidade enfrentada pela população manauara quanto à necessidade de saneamento básico desde a década de 1980 até os dias atuais.

“Sinopse”

Fétidos esgotos a céu aberto e fossas coletivas ambientam o cenário de uma antiga profissão no ramo do saneamento básico. A trama narra a história de Raimundo Perfumado interpretado por Marcos Ney (Como Explodir Caixas Eletrônicos).

Um desentupidor de fossas numa embrionária Manaus, sob o ponto de vista de Mário Augusto (Rhuann Gabriel), um garoto esperto e sensível criado por sua mãe Dona Eunice. Além da falta de sorte na vida, Raimundo encara o expediente de trabalho regado a muita cachaça até que uma tragédia acontece.

Elenco

Marcos Ney – Raimundo Perfumado
Daniele Coimbra – Eunice
Rhuann Gabriel – Mário Augusto
Evandro Menezes – Defunto
Max Caracol – Zé Arigó
Rômulo Moreira – Sgt. Moreira
José Pollari – Delegado
Joel Cascaes – Jegue

Ficha Técnica

Direção – Jimmy Christian e André Cunha
Produção Geral – Max Caracol
Produção Executiva – Jimmy Christian
Assistente de Produção – Izabelly Maria
Drone – Orlando Jr. / La Xunga
Captação de imagens – Rafael Matsuda
Áudio direto – Lucas Carvalho
Direção de arte e maquiagem – Villy Gouveia
Fotografia/Still – Márcio Barroso
Making Of – Kenny Oliveira
Locações – Ney Metal
Assessoria de Comunicação: Renata Paula

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409