‘Aulão rosa de ritmos’ encerra atividades do Outubro Rosa 2023

Compartilhe:

Campanha anual busca alertar a população sobre a importância dos exames de rastreio para o diagnóstico precoce do câncer de mama

As atividades do Movimento Mundial Outubro Rosa 2023 foram encerradas na noite desta quarta-feira (25/10), no calçadão da Praia da Ponta Negra, com um ‘aulão rosa de ritmos’. A campanha ocorreu durante todo o mês, para alertar e conscientizar a população sobre a importância dos exames de rastreio para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O encerramento foi organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), Prefeitura de Manaus, Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), dentre outras entidades.

Diagnóstico precoce
O Outubro Rosa é uma campanha feita em todo o mundo para alertar as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e também o uso de tratamentos menos agressivos.

A gerente do serviço de Mastologia da FCecon, mastologista Hilka Espírito Santo, destaca a importância do autocuidado.

“Quando falamos em autocuidado, é o momento em que a mulher deve pensar sempre em realizar o seu autoexame todo o mês e aquelas, a partir de 40 anos, devem realizar a mamografia. Isso tem um impacto positivo no diagnóstico, consequentemente no tratamento e na qualidade de vida que essa mulher pode ter”, disse a mastologista.

Conscientização
Durante o mês de outubro, foram realizadas palestras e ações de conscientização para estimular as mulheres a realizarem seus exames de rastreio para o câncer de mama.

“O movimento foi um sucesso. Nós conseguimos sensibilizar muitas mulheres que foram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para fazerem suas mamografias. Nossa intenção é cada vez mais alertar a população amazonense”, afirmou a presidente da Rede Feminina e coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira oncologista Marília Muniz.

‘Aulão’
O ‘aulão rosa de ritmos’ contou com a parceria da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte, e do dançarino e coreógrafo, Hudson Praia.

A iniciativa também reforça a importância da realização de atividades físicas para combater várias doenças, dentre elas o câncer.

Fotos: Laís Pompeu/FCecon
Legenda: ‘Aulão rosa de ritmos’ foi realizado no calçadão da Praia da Ponta Negra.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409