Aluna da rede estadual é bicampeã em concurso de desenho promovido pela Associação Nipo-brasileira da Amazônia Ocidental

Compartilhe:

O concurso contou ainda com a participação de outros três alunos da  Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Professora Jacimar da Silva Gama

A aluna da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue (EETI) Professora Jacimar da Silva Gama, Giovanna de Matos, 16, consagrou-se bicampeã do 19º Concurso de Desenho e Mangá da Associação Nipo-brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku). A unidade escolar, que oferece a modalidade de ensino bilíngue português-japonês, é parceira da associação e promove o intercâmbio educacional e artístico entre as instituições.

Por meio da pintura, da dança e da música, a EETI Professora Jacimar da Silva Gama fomenta, aos seus mais de 300 alunos de Ensino Médio, a possibilidade de expressar sentimentos próprios. A premiação é fruto da cultura artística desenvolvida pela escola.

“Eu sempre participo dos concursos de desenho que acontecem aqui (na escola), gosto bastante. Costumo desenhar ou rabiscar nas aulas livres, seja no caderno ou no meu celular. Muitos professores me reconhecem pelos meus desenhos”, salientou a estudante Giovanna de Matos, que está na 2ª série do Ensino Médio.

A participação de Giovanna no 19º Concurso de Desenho e Mangá da Nippaku faz parte da parceria entre a escola e a Associação Nipo-brasileira da Amazônia Ocidental. O laço entre as instituições se fortaleceu após a unidade de ensino se tornar bilíngue em 2019, explicou a gestora da unidade de ensino, Lidiane Silva.

“Desde 2019, a Associação sempre nos acompanha nos eventos que organizamos e nos convida a participar das atividades que eles realizam. Além dessa parceria, nossos professores de japonês também fazem parte do corpo docente da Nippaku, o que facilita ainda mais esse intercâmbio.”

Trajetórias

A agora bicampeã na categoria “Mangá”, Giovanna iniciou sua história no desenho ainda criança, quando com 8 anos começou a desenhar suas princesas favoritas da Disney.

“Meu início foi desenhando princesas da Disney e depois fui evoluindo para meus outros gostos. No geral, desenho personagens de séries e animações, principalmente se eles forem os meus favoritos. Me sinto honrada em ser uma das alunas que representam o lado artístico da escola”, ressaltou Giovanna.

Além da Giovanna, outros três estudantes da EETI Professora Jacimar da Silva Gama também participaram do 19º Concurso de Desenho e Mangá da Nippaku.

“A escola está muito orgulhosa dos seus alunos participantes. Nosso objetivo, para as próximas edições, é aumentar esse número. A Giovanna é uma aluna brilhante e se destaca em tudo que faz. Ver a vitória dela, por duas vezes, é um incentivo para os outros alunos que queiram se dedicar às artes”, avaliou a gestora da unidade de ensino.

FOTOS: Arquivo pessoal/ Divulgação

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6331