Abertura da XVIII Semana Nacional da Conciliação

Compartilhe:

O Judiciário amazonense inicia nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, a décima-oitava edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC), um grande movimento dos tribunais brasileiros para buscar o diálogo entre as partes e, ainda, a solução para os conflitos.

O tema deste ano para todo o País é “Conciliação: A um passo da solução”. No Amazonas, 13.653 processos foram incluídos na pauta da SNC 2023 (capital e interior), de várias matérias – cíveis, família, consumidor e alguns da área criminal. Até sexta-feira, dia 10, o Tribunal de Justiça do Amazonas, a Corregedoria-Geral de Justiça, operadores do Direito como um todo, entes públicos, instituições da iniciativa privada e população estarão envolvidos na busca pela conciliação, por meio de audiências programadas, no horário de 8h às 16h30 – horário estendido exclusivamente para a Semana Nacional da Conciliação -, no formato presencial, híbrido ou virtual, em todas as comarcas do Amazonas.

A conciliação é o método mais rápido, menos burocrático e mais eficiente de se resolver um conflito, uma vez que as próprias partes podem construir juntas a solução para aquele problema.

O desembargador Jomar Fernandes, corregedor-geral de Justiça e que preside dos trabalhos da SNC 2023, lembrou que uma ação judicial geralmente é percebida pela população como a única solução para um problema. “Mas o processo judicial não é o único meio. Temos métodos de mediação e de resolução consensual que podem e devem ser aproveitados pelas partes, pois priorizam uma solução que atenda, da melhor forma possível, ao interesse de todos. São menos conflitos e mais vantagens e o jurisdicionado pode também buscar a conciliação em qualquer tempo, não somente durante a Semana Nacional da Conciliação. A campanha é para chamar a atenção para esse tema e incentivar a cultura da conciliação, mas o cidadão pode fazer isso durante o ano todo”, destacou o corregedor.

SERVIÇO:

O quê? Cerimônia de Abertura da XVIII Semana Nacional da Conciliação, no Amazonas

Onde? Hall do Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, na Rua Valério Botelho de Andrade (ao lado do Fórum Henoch Reis), bairro de São Francisco

Quando? 8h30 do dia 6 de novembro de 2023

Outras informações: Acyane do Valle (99282-7910) ou acyane.valle@tjam.jus.br

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6524