O Palácio do Congresso Nacional será iluminado de azul hoje (26/6) e amanhã (27) em referência ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho. A campanha objetiva conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
O diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção da insulina — hormônio produzido pelo pâncreas que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia para o organismo. As altas taxas de glicemia podem levar a complicações no coração, nos rins, nas artérias, nos olhos e nos nervos, podendo levar à cegueira, à amputação de membros e até à morte, em casos mais graves. Alguns dos sintomas da doença são sede excessiva, vontade constante de urinar e demora na cicatrização de feridas.
Conforme relatório do Ministério da Saúde, o número de adultos brasileiros com diabetes aumentou 135% entre 2006 e 2024, passando de 5,5% para 12,9%. De acordo com o Atlas Global do Diabetes 2025, publicado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), o Brasil ocupa o sexto lugar mundial em número de casos, com quase 20 milhões de pessoas convivendo com a doença. Na maioria dos casos, a enfermidade está associada a condições como obesidade e sedentarismo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos regulares são os principais fatores para o controle da doença.
_______________________________________________________________________________________________________________________
| Assessoria de Imprensa
Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) |










