Dia da Cultura: Casarão das Ideias e seu criador são destaque em curta de projeto que divulga arte da Amazônia 

Compartilhe:

João Fernandes é um dos 10 fazedores culturais atuantes na Amazônia selecionados para o projeto AjuriArtes. Conteúdos podem ser acessados gratuitamente em site e Youtube.

________________

O professor, produtor e artista João Fernandes, cearense que chegou a Manaus há 18 anos, é um dos principais articuladores da cena cultural na capital amazonense. Ele é o criador e gestor do Casarão de Ideias, um local que abre espaço para que o cinema, teatro, artes visuais, dança e a gastronomia sejam apresentados ao público. O ponto de cultura e a história de seu criador são destaques do mini documentário  “João Fernandes celebra ‘maioridade amazônica’ com ações pela cultura”, lançado nesta sexta-feira (5), Dia Nacional da Cultura. A produção audiovisual está disponível gratuitamente na web.

O mini documentário faz parte do projeto AjuriArtes, que divulga obras e artistas da Amazônia em um portal e canal no Youtube. Além do curta, uma reportagem e ensaio fotográfico podem ser conferidos no site www.ajuriartes.com.br.

“Ajuri quer dizer mutirão. A ideia é fazer esse ajuri com artistas e fazedores culturais para fomentar e divulgar a produção local. A internet é, sem dúvidas, o melhor caminho. Escolhemos esse Dia Nacional da Cultura para lançar os conteúdos sobre o João e o seu espaço cultural por entendermos a importância do trabalho que é realizado lá. Também pela representatividade que a atuação dele como produtor possui. Definitivamente não é fácil manter continuidade no trabalho artístico e de gestão cultural. O case do Casarão de Ideias é um exemplo para quem atua na área, aqui em Manaus”, destaca o idealizador e diretor do AjuriArtes, o produtor cultural e jornalista Leandro Tapajós.

Nos conteúdos, João Fernandes conta sobre sua história desde a chegada a Manaus. Além de gestor do Casarão de Ideias, ele é articulador de projetos que espalham arte pelo Centro de Manaus e criador de projetos como o Mova-se.

“Muitos podem gostar de cultura, mas não sabem como manter uma estrutura aberta. Todo mundo pode dizer que é artista, mas viver de cultura é difícil. A arte atravessa gerações e continua sendo importante de alguma forma: ou por projetos realizados ou por novas ideias. Tenho muito a contribuir, preciso estar me movimentando. Sou incansável”, citou Fernandes ao AjuriArtes.

O PROJETO E OS ARTISTAS

João Fernandes foi o sétimo fazedor cultural atuante na Amazônia a ter conteúdos (texto, fotos e mini documentário) divulgados no AjuriArtes.

Ao todo, dez nomes foram selecionados para a ação que foi agraciada com o Prêmio Feliciano Lana. São eles: Deborah Erê (Arte urbana e tattoo); Dudu Brasil (Música e cultura popular); Gabriel Mar (Literatura); João Fernandes (Produção e gestão cultural); Kevin Peres (Dança e produção cultural); Olívia De Amores (Música); Ricardo Oliveira (Fotografia); Rodrigo Castro (Cinema); Taciano Soares (Artes cênicas) ; Turenko Beça (Artes plásticas e visuais).

A realização do AjuriArtes é assinada pela Guerreiro Tapajós – Comunicação, Cultura e Eventos. A primeira edição foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2020/ Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

O mini documentário sobre João Fernandes teve imagens e edição da Lume Criativa, já o trabalho de reportagem foi de Diego Toledano. A fotografia foi assinada pelo fotógrafo Marcelo Ramos e a direção geral e curadoria por Leandro Tapajós. Todo conteúdo pode ser acessado no site do projeto AjuriArtes, além do canal Guerreiro Tapajós, no Youtube. Semanalmente um novo nome tem seus conteúdos divulgados ao público. Já foram veiculadas produções sobre dança, cultura popular, teatro, arte urbana, música e fotografia.

__________________________________________________________________
Mais informações para imprensa e confirmação de presença
92 991737938 (Guerreiro Tapajós – Com. Cult.e Eventos)
guerreirotapajoscce@gmail.com |  Instagram: @guerreirotapajos

CONTEUDOS: www.ajuriartes.com.br

MINI DOCUMENTÁRIO: https://www.youtube.com/channel/UCOvLxKHjWdUS20hsGYjZvfQ/videos

>>> CRÉDITOS

FOTOS: Marcelo Ramos/AjuriArtes

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7882