O depoimento do Ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello pode levar o governador do Amazonas Wilson Lima e o secretário de saúde do estado, Marcellus Campelo primo da Ex-deputada e agora secretária de assistência social do estado, para o banco do réus ou direto para cadeia. Eduardo Pazuello afirmou categoricamente que na CPI do Covid, Presidida pelo Senador Omar Aziz (PSD), que o governo do Amazonas ao apresentar planejamento de contingência, não colocou no projeto pedido de oxigênio, e a Whitte Martins empresa fornecedora do gás, não fez nenhum alerta de que trabalhava com estoque perto do fim, ou seja, a empresa também será responsabilizada pela falta de operacionalização. No plano de contingência apresentado a nós, não foi apresentada nenhuma medida de oxigênio. A White Martins já vinha consumindo reserva estratégica e não fez essa posição de forma clara desde o início. Não tem como isentarmos essa posição, primeira responsabilidade. E se secretária de Saúde tivesse acompanhado de perto teria descoberto que estava sendo consumida a reserva estratégica. Vejo duas responsabilidades muito claras, começa na empresa que consome e não se posiciona de forma clara – afirmou Pazuello.
Na semana passada o Portal do Generoso publicou uma matéria com as declarações do Vice-governador Carlos Almeida, de que, supostamente a empresa CARBOX receberia de presente do governo do Amazonas, toda a operação e distribuição de gás, em um possível rompimento de contrato com a White Martins que tem como sócios Walter Martins e Marcelo Dutra que possui 30% das ações. Por telefone Marcelo Dutra que é filiado do PODEMOS, e já foi secretário na gestão de Amazonino, informou ser descabida a suposta afirmação do Vice-governador, e que a CARBOX nunca teve interesse em fornecer nada para o estado, pois o estado paga quando quer, humilha empresários, além do que, havia rumores que um empresário do ramos de eventos, usava a casa covil para cobrar propina de 10% para liberar pagamento na SEFAZ.
” Temos outros estados, estamos bem, não temos interesse no estado e, não temos sócios ocultos. Erguemos essa empresa com muito suor e trabalho. Nesse episódio da falta de oxigênio, esse governador e sua equipe fizeram uma trapalhada atrás da outra, e nós da CARBOX pagamos essa pato, a justiça invadiu nossa empresa, policiais militares e federais ficaram na porta da CARBOX, e não saia uma BALA DE OXIGÊNIO se não passasse pela polícia, se minha esposa precisasse de oxigênio eu não podia fornecer, até hoje tem amigos meus chateados comigo, achando que eu não fornecia por maldade, será que sacrificaria uma vida? Tínhamos oxigênio, o que não tinha era cilindro, tudo colapsou em decorrência da falta de habilidade, corrupção e despreparo desse governador. Caso o Vice realmente for chamado para depor, e afirmar isso na CPI, espero que ele tenha provas, se não tiver, vou acionar nosso jurídico. Disse Marcelo Dutra representante da CARBOX.
Fonte: https://bit.ly/2Tedi1e