Wilker pede a convocação do secretário da SSP-AM para explicar suposta ligação do prefeito David Almeida com facções criminosas nas eleições 2020

Compartilhe:

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) repercutiu nesta quinta-feira, 27, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o relatório elaborado pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Manaus (SEAI/SSP-AM), que apontou uma suposta aliança do prefeito David Almeida (Avante) com uma facção criminosa durante as eleições municipais de 2020. A grave denúncia foi divulgada no último sábado (22) em reportagem do site Metrópoles.

Em seu pronunciamento na tribuna, o parlamentar anunciou que pedirá a convocação do secretário do SSP-AM na Casa Legislativa para prestar informações acerca do Relatório Técnico de Análise de Dados Telemáticos nº 36/2020 – SEAI/SSP-AM, fruto de uma análise minuciosa feita em celulares de integrantes da organização criminosa Comando Vermelho que revelou supostas conversas dos membros com assessores do candidato nas vésperas do pleito de 2020. As informações coletadas sugerem um possível financiamento da campanha eleitoral do chefe do Executivo municipal com facções criminosas que giram em torno de R$ 70 mil, em troca de apoio.

“Vou pedir na próxima quarta-feira, passado o período eleitoral, a apreciação do requerimento de convocação do secretário de Segurança Pública do Estado, para apenas um objetivo: a veracidade do documento. O povo do Amazonas quer saber porque um relatório da Inteligência da SSP de 2020 não avançou, quem prevaricou? Todo mundo sabe que o governador e o prefeito são parceiros políticos, mas precisamos saber se eles são parceiros também nas coisas erradas”, afirmou Barreto, que também encaminhou ofícios para a SEAI/SSP-AM e ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

O deputado também cobrou uma posição mais firme da Assembleia Legislativa para a sociedade amazonense sobre a grave denúncia. “Isso não pode ser tratado pelo Parlamento estadual como se fosse uma coisa corriqueira e comum, e não é. A Assembleia não pode fazer cara de paisagem, é um relatório de uma gravidade sem precedentes”, finalizou.

Reforma milionária do Governo

Wilker também comentou sobre a matéria veiculada pelo O Globo, na última quarta-feira, 26, a respeito de mais um caso de corrupção envolvendo a gestão Wilson Lima. A reportagem revelou que o governador está sendo investigado pela Polícia Federal por comprar imóveis e reformar sua residência utilizando notas fiscais em nome de terceiros, na ordem de R$ 574 mil pagos em espécie, em plena pandemia da Covid-19 no ano de 2020.

“Quem é que tinha na cabeça reformar casa enquanto o povo do Amazonas enfrentava uma das piores crises sanitárias da humanidade? Essa matéria não pode passar despercebida pela Assembleia, essa Casa tem a obrigação de fazer o julgamento político. O Wilson Lima é amoral, há muito tempo não tem mais condições morais de comandar o estado do Amazonas”, ponderou Wilker.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Wilker Barreto

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351

Texto: Dayson Valente

Compartilhe:
Avatar photo
Redação
Artigos: 7904