Na sessão ordinária compensatória da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta segunda-feira, 31, o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) voltou a cobrar a apreciação do requerimento que pede a convocação do secretário de Segurança Pública de Manaus (SSP-AM) para prestar informações acerca do relatório do setor de inteligência da pasta que apontou uma suposta aliança do prefeito David Almeida (Avante) com uma facção criminosa durante as eleições municipais de 2020. A denúncia foi revelada em reportagem do site Metrópoles no dia 22 de outubro e repercutida pelo parlamentar na tribuna na última quinta-feira (27).
Em seu pronunciamento, Wilker cobrou que o documento de sua autoria seja apreciado pelo plenário do Legislativo estadual na sessão da próxima terça-feira, 1º, e que solicita a vinda do secretário da SSP-AM, general Carlos Alberto Mansur, ao Parlamento estadual para esclarecer os dados do Relatório Técnico de Análise de Dados Telemáticos nº 36/2020 – SEAI/SSP-AM, fruto de uma análise minuciosa feita em celulares de integrantes da organização criminosa Comando Vermelho que revelou supostas conversas dos membros com assessores do candidato nas vésperas do pleito de 2020. As informações coletadas sugerem um possível financiamento da campanha eleitoral do chefe do Executivo municipal com facções criminosas que giram em torno de R$ 70 mil, em troca de apoio.
“Quero aproveitar que amanhã teremos votação para cobrar a apreciação do requerimento de convocação do secretário de Segurança Pública do Amazonas, que precisa vir à Assembleia dar explicações a respeito do relatório de inteligência. Eu só quero saber a veracidade deste relatório e como anda a investigação, quem quiser votar contra vote, mas eu não abro mão que este documento seja apreciado amanhã”, cobrou Barreto.
Ainda na tribuna, Wilker comentou sobre a reeleição do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), no segundo turno das eleições 2022, onde afirmou respeitar a vontade popular, mas que continuará contribuindo com uma oposição de forma construtiva e fiscalizadora dos atos do Executivo.
“A vontade do povo é expressa nas urnas e eu me quedo a isso, quero desejar que o Wilson Lima acerte, mas se ele errar, eu estarei aqui vigilante para chamar a atenção. Não torço para que esse segundo mandato seja pior que o primeiro, nós estamos aqui querendo o bem do Amazonas, se esse governo errar novamente, quem perde é o povo. A oposição nesta Casa sempre foi no intuito de contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado, mas não podemos perder nossa atividade principal que é fiscalizar o dinheiro do povo”, finalizou.
–
Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Wilker Barreto
Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351
Texto: Dayson Valente