O candidato à Prefeitura de Manaus, Wilker Barreto (Mobiliza), assinou uma carta-compromisso com o Sindicato de Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom/Sindical), em momento de sabatina com candidatos que disputam o pleito municipal de 2024, neste sábado, 31.
Na oportunidade, Barreto reforçou seu compromisso com a educação e com a valorização dos servidores públicos da área, destacando a importância de uma administração eficiente dos recursos públicos para garantir o cumprimento da data-base, das progressões e reajustes salariais, além de que os demais benefícios sejam pagos em dia, como forma de reconhecer o trabalho fundamental desses profissionais.
“Eu não acredito em gestão que diz valorizar professor e administrativo e não cuida da saúde financeira da Prefeitura. Como é que vai ter aumento e ganho real sem realinhamento de contratos, sem enxugamento de folha? E enxugar folha não é machucar o servidor, é tirar os fantasmas e excessos”, afirmou.
Outro ponto abordado pelo candidato foi a questão das creches, uma demanda urgente das famílias manauaras e grande problemática para a gestão municipal, que hoje realiza sorteios de vagas. Com a sensibilidade de quem entende as necessidades da população, Barreto apresentou a criação do Fundo Municipal da Educação Infantil, iniciativa que destinará 10% de seus recursos, obrigatoriamente, para a manutenção e ampliação de creches, garantindo o direito das crianças, bem como auxiliando o desenvolvimento profissional de suas mães.
“É inadmissível que as famílias manauaras ainda dependam de sorteios para garantir uma vaga em creches. Entendo que esse problema tem dois lados, o primeiro é o social porque ameaça o desenvolvimento das crianças e o econômico porque impede que mães possam trabalhar, por exemplo. O Fundo Municipal da Educação Infantil vai garantir que nossas crianças tenham o direito à educação, enquanto suas mães ganham a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente com tranquilidade”, declarou.
Nas considerações finais, Wilker relembrou que há 6 anos vem sendo a única voz parlamentar em defesa da educação estadual e se colocou à disposição de todos os professores como um político aberto ao diálogo e que não se curva ao sistema. Também fez questão de evidenciar que em sua candidatura com a Professora Renata, a educação será verdadeiramente valorizada.
“Eu sou um político aberto ao diálogo e falando para uma plateia de professores, eu não vou gastar 600 milhões em propaganda e 100 milhões em tintas, vou na direção dos problemas, como a falta de mão de obra, a valorização dos professores, a questão da Manausmed. Quero assumir publicamente que com o Wilker e a Professora Renata é certeza de que a educação será valorizada”, finalizou.
Wilker Barreto foi o primeiro deputado estadual a adotar a postura fiscalizatória ao longo de toda a história na política amazonense, inspecionando hospitais públicos, escolas públicas e com sua lupa de gestor e economista enxergou irregularidades em contratos, economizando mais de R$ 200 milhões.
Sobre Wilker Barreto
Há 15 anos, dedica sua vida à política, mantendo uma trajetória limpa e repleta de conquistas, contando sempre com o apoio popular. Cumpriu três mandatos como vereador (2009–2018), sendo eleito presidente da Câmara Municipal de Manaus por dois biênios: 2015-2016 e 2017-2018. Hoje, cumpre seu segundo mandato como deputado estadual, sendo líder da oposição. Além disso, atualmente é presidente do partido Mobiliza.
Informações para a imprensa:
Fotos por Daniel Santos