Nesta terça-feira, 05, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas, apresentou publicamente dois requerimentos e representações em busca de um posicionamento acerca do edital de convocação de Organização Social de Saúde para gerenciar o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu.
“Estou dando entrada, hoje, no requerimento, no seio da Comissão de Saúde. Já fiz a devida representação junto ao Tribunal de Contas e Ministério Público. Isso deve ser encaminhado também ao Grupo de Trabalho da Saúde e ao Grupo de Trabalho do Ministério Público da Saúde, porque é inadmissível a proposta vergonhosa de implementação de Organização Social nos hospitais”, declarou Wilker Barreto.
Barreto reforçou a necessidade de um posicionamento da Secretaria de Estado de Saúde sobre o edital republicado, mesmo com uma recomendação suspensiva feita pelo Ministério Público. Segundo ele, não há explicações para a convocação de uma O.S em caráter de urgência, tendo em vista os escândalos que carregam algumas organizações sociais e os gastos exorbitantes de 2 bilhões de reais em 5 anos.
“Eu estou apresentando requerimento para que a Secretaria de Saúde venha a esta Casa, mostrar para a Comissão de Saúde onde é que o povo ganha, porque o nosso papel aqui é fiscalizar o dinheiro do povo […] Ao mesmo tempo que eu estou pedindo a suspensão do edital […] Neste ano o Ministério Público recomendou que suspendesse o edital desta O.S, o Governo alegou que já tinha suspendido, morreu o assunto, quando é agora eles reapresentam duas unidades, 2 bilhões de reais em cinco anos e não tem nenhuma planilha anexada, nada que diga que é mais vantajoso”, finalizou o parlamentar.
Assessoria de Comunicação do Deputado Wilker Barreto
Texto: Laura Figueiredo
Foto: Daniel Santos