Visa Manaus dá início à Semana do Regulado com orientações ao segmento de supermercados da cidade

Compartilhe:

União, trabalho conjunto, parceria. Alinhamento de propósitos, serviço à sociedade, bem coletivo. Esses foram os termos utilizados pelos representantes da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e também pelos responsáveis técnicos e gestores do segmento de supermercados convidados a participar do evento que teve início nesta segunda-feira (29/05), e que já marca a história do trabalho de vigilância sanitária na capital amazonense: a Semana do Regulado da Visa Manaus.

A Semana é uma iniciativa especial e inédita na cidade, que coloca a Visa em diálogo direto com o público regulado, ou seja, os representantes de vários segmentos do comércio e de serviços em Manaus, para realizar orientações e esclarecimentos e disseminar as boas práticas sanitárias, de modo a reforçar a saúde e bem-estar da população. A Semana acontece no auditório Wilson Alecrim da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus, e vai até esta quinta (01/06), com cada dia dedicado a uma gerência da Visa Manaus. Nesta segunda, a programação ficou a cargo da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), com o apoio do Núcleo de Gestão em Vigilância Sanitária (Nuevisa).

A solenidade de abertura dos trabalhos teve a presença de representantes de outros órgãos de saúde, regulação e defesa do consumidor. O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, lembrou em sua fala que a Vigilância Sanitária, em suas diversas instâncias, é um dos braços mais importantes e presentes do SUS na vida dos cidadãos. “Para quem pensa que está evitando o Sistema Único de Saúde ao optar apenas por serviços privados, a Vigilância, com seu monitoramento amplo e constante da qualidade de produtos e serviços oferecidos à população, mostra que o SUS está presente em muitos aspectos da nossa vida diária, e que a necessidade de defende-lo e valorizá-lo continua tão urgente quanto antes, se não mais”, afirmou.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, exaltou o apoio recebido pela Visa Manaus na realização da Semana, não apenas da Semsa, mas de diversas outras instituições, em todos os segmentos de atividades abrangidos pela Vigilância, bem como o interesse do setor regulado. “É uma grande vitória e também uma recompensa pelo nosso esforço, sob a orientação do prefeito David Almeida, para levar a atuação da Visa cada vez mais na direção da educação e da prevenção, em vez de ficar apenas na fiscalização e punição por eventuais equívocos e irregularidades sanitários”, explica.

O diretor Ewerton também anunciou, na abertura, que a Semana será incorporada ao calendário anual de atividades da Visa Manaus, com a sanção do prefeito David. “Queremos tornar este espaço de integração entre a Visa e os regulados uma atividade regular, um fórum que estará sempre à disposição desse segmento da população, e que terá, sem dúvidas, um impacto decisivo no avanço da cultura das boas práticas sanitárias em nossa cidade”, afirmou.

Portaria com orientações a supermercados de Manaus é anunciado no evento
A programação da Gerência de Vigilância de Alimentos incluiu o anúncio de um novo documento municipal, a Portaria nº 319/DVISA/Semsa, que institui o Regulamento Técnico de boas práticas para o fracionamento de produtos de origem animal por estabelecimentos comerciais de alimentos regulados pela Visa Manaus.

Publicado na edição 5591 do Diário Oficial do Município (DOM), de 23 de maio deste ano, com entrada em vigor no mês de junho, o novo regulamento oferece uma série de critérios e procedimentos para estabelecimentos comerciais de Manaus realizarem o fracionamento de alimentos como laticínios, embutidos cárneos e cortes salgados de diferentes tipos de carne, a fim de reforçar a qualidade e a segurança desses produtos antes da sua oferta ao público. O gerente da Gevali, Ricardo Celestino, e o fiscal de alimentos Augusto Kluczkovski apresentaram a nova regulação no evento, e tiraram dúvidas do público, composto principalmente de representantes convidados da Associação Amazonense de Supermercados (AMASE).

Para Bruno Braga, presidente da Associação, a Semana do Regulado reforçou uma série de conceitos que mostram a convergência de intenções entre a Visa Manaus e o segmento regulado – como união, trabalho conjunto, parceria, alinhamento de propósitos, serviço à sociedade e, sobretudo, bem coletivo. “O grande acontecimento do nosso encontro com a Vigilância é essa interação, essa quebra de paradigmas, essa grande oportunidade de diálogo e resolução de dúvidas junto à Prefeitura de Manaus”, afirmou. “O setor supermercadista compareceu em peso, em número maior até que o de convites enviados pela Visa Manaus, o que mostra a vontade de todos de atender cada vez melhor e com mais segurança à população”, conclui.

A programação da Semana do Regulado continua nesta terça (30/05), reunindo desta vez a Gerência de Vigilância de Medicamentos (GEVMED) e representantes do público regulado dessa área. Na quarta (31/05), é a vez da Gerência de Engenharia de Vigilância Sanitária (GENGS) poder dialogar com seu público. E, na quinta (01/06), a Gerência de Vigilância de Serviços (GEVSER) da Visa Manaus toma a frente da integração.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409