Vereador Peixoto repudia agressão em ciclovia da Ponta Negra

Compartilhe:
Além de repudiar o ato de violência contra uma mulher, o vereador chama a atenção para o uso inadequado do espaço que é destinado aos ciclistas
Após um vídeo viralizar nas redes sociais, o vereador Peixoto (Agir36) chama a atenção para o uso da ciclovia localizada na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. No material, é possível ver o momento em que uma mulher é agredida por um homem durante uma caminhada na área destinada ao trânsito de bicicletas. A situação ocorreu na última quinta-feira (07/3), mas somente na sexta-feira, no Dia Internacional das Mulheres, ganhou repercussão.
Ao ter sido marcado por algumas pessoas e ter conhecimento do vídeo, além de repudiar o ataque a mulher, Peixoto também alerta para o uso da ciclovia.
“Inadmissível, em pleno 2024, ainda nos depararmos com cenas lamentáveis como essa. Um homem usando a força física e xingamentos para confrontar uma mulher. Sou pai, sou marido e sou filho… Como homem, não aceito e não admito que isso ainda venha acontecer.”, expressou a indignação.
Peixoto, que é ciclista e apoia o uso da bicicleta na sociedade, também chama a atenção para o uso do espaço onde ocorreu a agressão. A ciclovia da Ponta Negra é um espaço público mas destinado à circulação de bicicletas. O local vem sendo utilizado de forma equivocada por pessoas que praticam caminhada e corrida naquela região.
“Além da truculência, o homem está totalmente fora da razão por estar caminhando em uma faixa que foi construída para outro destino. A ciclovia é uma via totalmente destinada a quem utiliza da bicicleta, seja ela por esporte, lazer ou como veículo. É uma obra que a Prefeitura de Manaus realizou para contemplar ciclistas, não é um espaço para pedestres.” explicou.
“É preciso que a população de Manaus entenda que pedestres, motoristas e ciclistas têm seus direitos e locais específicos. O complexo da Ponta Negra é um local maravilhoso de nossa cidade, lá todos conseguem usufruir de áreas para o lazer, para a prática esportiva e para atividades culturais, são espaços em áreas comuns ou reservadas e a ciclovia é uma dessas áreas reservadas. É necessária essa conscientização para evitar ações desnecessárias como essa registrada no vídeo”, alertou Peixoto.
Ciclovia ou Ciclofaixa – O vereador lembra que ciclistas têm espaços reservados para a prática esportiva ou para a utilização do meio de transporte e nos dois casos também há diferenciação.
A ciclovia é uma pista localizada separadamente da via destinada à circulação de automóveis. Caracterizada por um desnível, um nível, um canteiro, uma grade ou qualquer outro elemento físico entre a ciclofaixa e a pista do tráfego pesado. No caso da Ponta Negra, a pista que tem 3,6 quilômetros de extensão, na avenida Coronel Teixeira, fica entre a calçada e as construções localizadas na via.
A ciclofaixa é bidirecional, ou seja,  é uma pista de extensão lateral maior e possibilita o trânsito em ambos sentidos. Outra característica é que a ciclovia, se concentra nas avenidas e nas grandes vias de acesso, mas limita-se a essas áreas.
Já a ciclofaixa caracteriza-se por ser uma pista localizada junto à via dos demais veículos e é no mesmo nível da pista de rolamento, da calçada ou do canteiro.
Na maioria das vezes, a ciclofaixa é identificada a partir da pintura no chão e costuma estender-se para os bairros.
“Independente do espaço, essas duas áreas são fundamentais para a utilização e o incentivo ao uso da bicicleta, é preciso respeitar. Manaus é uma grande capital e sofre com a grande quantidade de carros e, consequentemente, com o trânsito pesado. Apesar dos esforços dos órgãos competentes em melhorar a fluidez do tráfego, é necessário se pensar na bicicleta como meio de mobilidade. Porém é preciso iniciar esse processo respeitando o básico, os espaços destinados”, completou Peixoto.
Texto: Assessoria de Comunicação do Vereador
Foto: Michell Melo
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7412