Últimos dias para inscrição na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Compartilhe:

No Amazonas, todas as escolas da capital já estão inscritas e 95% do interior também já garantiram a inscrição

Encerra na sexta-feira (17/03), o prazo para inscrição na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As escolas que ainda não se inscreveram podem realizar o processo no site oficial da olimpíada disponível pelo link http://www.obmep.org.br.

Para se inscrever na OBMEP, é necessário que as escolas preencham uma ficha disponível no site, informando o código MEC/INEP e criando uma senha. No regulamento, os representantes das escolas encontrarão todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para a participação.

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no ano de 2005, a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), além de receber o apoio para a realização da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Com o slogan principal “Descobrindo novos talentos”, a OBMEP tem o objetivo de contribuir para o estímulo do estudo da matemática no Brasil e promover a inclusão social por meio da infusão do conhecimento, além de buscar melhorar a qualidade de ensino na educação básica. A edição anterior da olimpíada contou com 18,1 milhões de participantes, atingindo 54 mil escolas e 99,78% dos municípios brasileiros.

No Amazonas, até o momento, todas as escolas da rede pública da capital já realizaram as inscrições. E no interior, 95% das escolas também já garantiram a vaga.

Nessa reta final do processo, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica – incluindo a Coordenação de Ensino Fundamental (CENF), Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e a Gerência de Ensino Regular (GER) –  promoveu uma live, com o objetivo de sanar dúvidas de professores e convidados sobre processo de seleção, inscrição e realização da prova da OBMEP.

O professor Disney Douglas, coordenador da olimpíada no interior do Amazonas, e o professor Nilo Sena, mestre em matemática e técnico pedagógico da CENF, foram os apresentadores da live, realizada no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), que contou com mais de 800 visualizações.

Amazonas

O professor Nilo Sena explicou sobre a crescente participação dos estudantes ao longo dos anos e a preparação desses alunos e das escolas para a olimpíada.

“Este ano, nós já temos todas as escolas da capital inscritas e cerca de 95% de inscrição das escolas do interior do estado. Fizemos uma live no Centro de Mídias para convocar as escolas que ainda não fizeram a inscrição, para que a realizem. Àquelas que já fizeram, queremos agradecer a participação e desejar que tenham um bom desempenho na OBMEP 2023”, comentou o professor.

A prova é dividida em “Nível 1”, que corresponde ao 6º e 7º ano; “Nível 2”, correspondente ao 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; e “Nível 3”, referente ao Ensino Médio. A prova contempla todos os alunos.

“No ato da inscrição a escola deve informar se o aluno possui alguma necessidade especial, para que seja providenciado e sanar qualquer dificuldade que ele possa ter”, informou o professor Nilo Sena.

Calendário OBMEP 2023

01/02 a 17/03/2023 – Período de inscrição

30/05/2023 – Realização da prova da 1ª fase

Até 12/06/2023 – Envio dos Cartões dos Classificados (*)

07/10/2023 – Prova da 2ª fase

2022/2023 – Divulgação dos premiados

(*) O envio dos cartões dos classificados é via aplicativo ou via e-mail, que podem ser encontrados no site do projeto. Até essa data já deve ter sido feita a correção de todas as provas e a classificação dos alunos que terão passado para a 2ª fase.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto | Reprodução Live

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6331