Abrindo a última semana da campanha eleitoral deste ano, o candidato a governador pelo PL, Marcos Rogério, afirmou nesta segunda feira, em Porto Velho, que pretende empreender uma gestão onde transparência, diálogo e parcerias serão os eixos principais. “Em primeiro lugar, precisamos compartilhar a Administração com toda a sociedade. Transparência absoluta desde o planejamento à execução de nossos projetos”, afirmou.
Segundo Marcos Rogério, quando não há transparência a consequência imediata é a inexistência de diálogo. “Fechar o governo em torno de si é um erro fatal. Já dizia o maior administrador de todos os tempos: ‘Na multidão dos conselhos há sabedoria’”, disse o candidato, referindo-se ao rei Salomão. “A atual gestão foi marcada pelo silêncio e pela reclusão palaciana. Quando falta o diálogo não se alcança um mínimo senso de previsibilidade e o resultado é o caos”, acentuou.
Marcos Rogério citou como exemplo a falta de previsibilidade na área da segurança pública. “O governador nunca se reuniu com o alto comando e com o corpo de oficiais e dirigentes da área de segurança pública, a não ser agora, no período eleitoral, quando a crise já estava instalada há muitos anos. Era previsível que o crime organizado se instalaria em Rondônia, mas o governador, mesmo sendo da área militar, não foi capaz de detectar isso e agir na hora certa, com planejamento, de forma preventiva. Passou o tempo e, agora ,ações de última hora, para gerar marketing eleitoral não vão resolver”, afirmou.
Especificamente sobre esse ponto da segurança pública, Marcos Rogério afirmou que já tem as diretrizes gerais de um plano estratégico para combater e reduzir a violência no Estado, nas cidades e no campo. “Desde a elaboração de nosso plano de governo estamos ouvindo técnicos da área e a população. E, assim, ouvindo a área técnica e quem enfrenta o problema de perto é que vamos, se Deus quiser, resolver o problema da segurança pública. Muito diálogo, inclusive com o conselho dessa área, que precisa ser mais aberto para a sociedade”, explicou.
Marcos Rogério concluiu dizendo que o resultado prático de uma gestão transparente e pautada no diálogo é a formação de parcerias. “Quando você abre a gestão e conversa com as pessoas, com as instituições e com a sociedade, as parcerias acontecem naturalmente. Todos querem participar de um governo que compartilha seus problemas e suas metas. É assim que quero governar Rondônia. Com muita parceria, desde o Governo Federal aos Municípios de todo o Estado”, concluiu.