O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) promove, na próxima quinta-feira, 23, um debate sobre o tema “Inteligência Artificial Generativa e os Novos Paradigmas na Gestão Pública: Impactos nos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Tribunais de Contas”, que será realizado das 9h às 10h30, no Auditório Laguinho do Sebrae.
A palestra será ministrada pela professora doutora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla Bliacheriene, que abordará como as inteligências artificiais generativas podem apoiar e melhorar a atuação das instituições públicas, de uma forma distinta do que se propõe o uso tradicional.
“Iremos mostrar como os membros, gestores e técnicos podem utilizar esses recursos nas diferentes atividades realizadas nos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e controle externo. Compreender o potencial dessa tecnologia significa se preparar para a transformação digital”, pontuou Ana Carla.
O debate propõe uma reflexão de como a inteligência artificial generativa está transformando a tomada de decisões, análise de informações e implementação de políticas públicas. O evento também abordará os desafios éticos, legais e técnicos relacionados ao tema, além de destacar oportunidades de maior eficiência e transparência para a administração pública.
Sobre a convidada
Ana Carla Bliacheriene é professora de Direito da EACH-USP, no curso de Gestão de Políticas Públicas. É advogada, docente em Direito Financeiro também na USP, mestre e doutora em Direito (PUC-SP). Atua nas áreas de inovação no setor público, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), novas tecnologias aplicadas à gestão pública e smart cities (cidades inteligentes), finanças públicas e orçamento, gestão, políticas públicas, controle, eficiência, transparência do Estado e da administração pública, tribunais de contas, direito digital, financeiro, direito administrativo e direito constitucional.
—-
Assessoria de Comunicação do TCE/AP