Suíça – Reitor recebe comitiva da Accademia di architettura dell’Università della Svizzera Italiana (USI) Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024,

Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira, 11 de julho, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu comitiva com discentes e docentes da Accademia di architettura dell’Università della Svizzera Italiana (USI), localizada na cidade de Mendrisio, na Suíça. O grupo veio ao Brasil para participar do Workshop on International Social Housing (WISH) realizado pelo Núcleo de Arquitetura na Amazônia (Nama), ligado a Faculdade de Tecnologia (FT/Ufam), e em parceria com a USI. O encontro ocorreu na Reitoria, localizada no setor Norte da Ufam.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, explica que a internacionalização é uma das ferramentas estratégicas no processo de formação acadêmica. “Essa é mais uma oportunidade de promover a internacionalização da Ufam, além de integrar o corpo acadêmico à comunidade científica global, promovendo inovação, competitividade e inserção internacional dos nossos alunos”, enfatiza.

Além disso, cinco discentes e um docente da Ufam, entre os dias 21 de julho e 10 de agosto, embarcam para continuar as atividades em Mendrisio, na Suíça. Para o docente Marcos Cereto, ligado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufam e coordenador do Nama, as atividades na Suíça incluem avaliação dos trabalhos realizados pelos estudantes brasileiros e suíços. “Acrescida as experiências vividas em Manaus, essa é uma boa oportunidade para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufam ter acesso aos métodos pedagógicos de outras universidades, possibilitando também trazer novos olhares para a Ufam”, destaca.

Troca de experiências  

O professor Martino Pedrozzi, idealizador do Workshop e um dos palestrantes, explica que o interessante de visitar a região Norte do Brasil é aprender com a diversidade que tem este território. “Na Europa, nós temos uma visão bastante homogênea da Amazônia e com as trocas e as visitas ocorridas aqui, nos damos conta da riqueza do lugar e de quanto é diversificado e complexo o território”, analisa.

Para a aluna da USI, Martina Porcino, é possível sentir a integração da cidade com a floresta em Manaus. “Essa é a segunda vez que estou no Brasil, a primeira foi em um intercâmbio em São Paulo, mas dessa vez é algo diferente porque aqui sinto a interação da cidade com a floresta e também com o rio. Fizemos um passeio no rio e pudemos observar modelos de habitação que não temos na Europa”, fala.

A aluna de Arquitetura e Urbanismo da Ufam, Bianca Veloso, foi uma das selecionadas para viajar à Accademia di architettura dell’Università della Svizzera Italiana (USI), na Suíça. “A expectativa é desenvolver os projetos que foram estabelecidos pelo planejamento e a partir disso, por meio das nossas pesquisas e artigos publicados, queremos trazer para Manaus tudo que será produzido na Suíça”, relembra.

Segundo a palestrante do Workshop  e docente da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, professora Vanessa Grossman, chegar ao campus da Ufam, no meio da floresta, em que grande parte dele foi projetado por Severiano Porto, é uma grande oportunidade. “Trago aos participantes do WISH o meu trabalho como historiadora da Arquitetura e sua relação com a política climática. Além de abordar um curso que ministrei na Universidade da Pensilvânia sobre as arquiteturas da floresta amazônica”. A palestra ocorre no dia 16 de julho, no Casarão da Inovação Cassina.

Até o dia 19 de julho, o WISH oferece palestras sobre habitações coletivas e que incluem nomes como Vanda Witoto, Alberto Vicentini, Leonardo Normando, Zuldy Bonates, Isabella de Bonis, Roberto Moita, Martino Pedrozzi, Laurent Troost, Vitor Pessoa, Vanessa Grossman e Angelo Bucci.

Acompanhe a programação completa no Instagram do Nama.

Nama

O Nama reúne arquitetos, pesquisadores, professores, artistas e interessados na preservação, divulgação e documentação da modernidade na Amazônia. Oficialmente como núcleo temático da Faculdade de Tecnologia, desde 2018, reúne associados e participantes de 11 universidades e 10 estados brasileiros.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6535