Suframa sedia Fórum de ESG Amazônia promovido pelo Cieam

Compartilhe:
Data: 22/03/2024
Texto: Divulgação/Suframa
Arte: Divulgação/Cieam
A Suframa sediará, nesta segunda-feira (25), a partir das 9h30, a primeira edição do “Fórum de ESG Amazônia: Desenvolvimento Sustentável na Indústria”. O evento é promovido pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) em parceria com a Autarquia e tem como propósito impulsionar a incorporação de princípios ambientais, sociais e de governança em todas as esferas empresariais.
O fórum será realizado no auditório da Suframa e já está com todas as vagas presenciais esgotadas, mas poderá ser acompanhado on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube (https://www.youtube.com/@cieam.oficial) e pela rede de TV Amazon Sat. A abertura do evento contará com a participação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, entre outras autoridades.
O encontro contará com especialistas, líderes corporativos e representantes governamentais que vão palestrar e debater como as empresas podem, concretamente, contribuir com o crescimento sustentável na Amazônia e no mundo.
“A implementação eficaz de princípios ESG na Amazônia e na Zona Franca de Manaus (ZFM) é crucial para garantir o equilíbrio ambiental, social e econômico da região, promovendo um desenvolvimento sustentável que beneficie tanto as comunidades quanto o ecossistema em si”, afirma o superintendente Bosco Saraiva.
De acordo com o Cieam, que conta com uma comissão focada em ESG, toda a programação do evento foi pensada para dar visibilidade aos debates envolvendo o ESG na Amazônia, ressaltar a participação dos povos indígenas da região e mostrar como os projetos e metas da agenda ESG podem contribuir com o futuro das próximas gerações. “É importante ressaltar que muitas das empresas e indústrias localizadas na Zona Franca de Manaus já implementam regularmente medidas relacionadas ao tema. Discutir questões que abordam diversos aspectos do ESG na Amazônia com especialistas reconhecidos é uma excelente oportunidade para transparentemente apresentar a qualidade e a solidez do trabalho que já está sendo realizado nesta área, com sucesso, na Amazônia e além”, explica a coordenadora da comissão de ESG do Cieam e responsável pelo Fórum, Régia Moreira.
Palestras
O Fórum contará com duas palestras e duas apresentações. A primeira palestra será sobre ESG na Amazônia, com o diretor-presidente das lojas Bemol e investidor em diversos fundos e startups focados em empreendedorismo sustentável na Amazônia, Denis Minev. A segunda palestra será do gerente de inovação no Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Paulo Simonetti, que abordará o tema da governança.
Nas apresentações, o sócio-fundador da ECOA, uma ESGTech líder em inteligência ESG, Fábio Palma, realizará uma reflexão com o tema “ECOA Amazônia – Mensuração e Prestação de Contas em ESG + ECOA Amazônia” e a ativista climática, especialista em pedagogia da Floresta Amazônica, empreendedora social e conselheira de cultura indígena do Amazonas, Vanda Witoto, apresentará a palestra “Economia Indígena e a Sustentabilidade da Vida na Amazônia”.
Debates
A primeira mesa abordará “ESG na Prática: Experiências de BIC, Visteon, Flex e Electrolux”, mostrando casos reais bem-sucedidos dessas empresas que operam na região. O tema será mediado pelo antropólogo e gerente de Desenvolvimento Estratégico e Gestão ESG no Senai, Marcelo Ramos, com a participação do gerente de projetos e manutenção na BIC Amazônia, Emerson Cabral; da coordenadora de RH e ESG da Visteon Brasil, Yanna Carneiro; do diretor de operações da Electrolux, Hamzah Nasser; e da gerente de fábrica da Flextronics, Valeria Valente.
A segunda mesa tem como tema “Construindo um Futuro Solidário: ESG com Órfãos da Covid” e será mediada pelo diretor de Sustentabilidade e Governança Corporativa da Tutiplast, Jonivaldo Miranda. Participarão deste debate, ainda, a idealizadora do projeto “Eu Amo Meu Próximo” e diretora do Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS), Glauce Galúcio, e o vice-presidente de Negócios, Marketing e Inovação na Universidade Católica da Bahia (UCB), Marcelo Rodrigues.

Informações@suframa.gov.br

Imprensa Suframa

+ 55 92 2020-1062 / 98537-0667
CODEC
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409