Suframa aprova novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação para o triênio 2024 – 2026

Compartilhe:
Texto e Fotos: Divulgação/Suframa
Nesta segunda-feira (13), durante a 4ª Reunião Ordinária do Comitê de Governança Digital da Suframa, a Autarquia aprovou o seu novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para o triênio 2024 – 2026. O PDTIC é um instrumento de gestão que promove o diagnóstico, o planejamento e a administração dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TICs), com vistas a orientar o atendimento de necessidades tecnológicas, de informação e de comunicações da Autarquia.
Em suma, o documento reúne e aponta as necessidades de informação e serviços de TIC, as metas a serem alcançadas, as ações a serem desenvolvidas, os indicadores de monitoramento e os prazos de implementação. Os referidos indicadores são definidos em conformidade com os objetivos estratégicos da Suframa, contendo, ainda, planejamento de investimentos necessários, proposta orçamentária, quantitativo necessário de pessoas e identificação e tratamento de riscos relacionados.
Entre os objetivos estratégicos do PDTIC para o triênio 2024 – 2026, estão entregar soluções de TIC que agreguem valor estratégico para a Suframa, abrangendo as áreas fins, meio, bem como unidades descentralizadas da Autarquia; viabilizar a entrega de serviços públicos digitais para os usuários da Autarquia e para a sociedade; promover a transparência por meio do uso de Tecnologia da Informação e Comunicações; e compartilhar e integrar infraestruturas, processos, sistemas, dados, conhecimentos e serviços.
No total, o novo PDTIC projeta 75 ações a serem desenvolvidas pela Autarquia ao longo dos próximos três anos.
Resultados
Durante a reunião, também foram apresentados os resultados do PDTIC Suframa no período de 2021 a 2023, que teve um total de 71 ações previstas. Os principais resultados apontados incluem mais de 40 ações de aprimoramento e manutenção da infraestrutura física, lógica e de serviços de TIC da rede corporativa de dados da Suframa e mais de 20 ações de fornecimento e aprimoramento de soluções de sistemas de informação, entre outros.
De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a aprovação do PDTIC é um passo importante à medida que a Autarquia conta com um instrumento totalmente atualizado que se mostra indispensável para a gestão dos recursos de TIC da instituição. “Sabemos que a modernização das nossas ações de Tecnologia da Informação e Comunicação é algo extremamente fundamental para que os usuários dos diversos serviços que a Suframa presta possam ser melhor atendidos. E nosso esforço tem sido caminhar cada vez mais firmes nessa direção. Importante destacar também que o novo plano espelha o que está previsto no nosso Plano Estratégico Institucional, pois é válido que eles estejam sempre alinhados”, afirmou Saraiva.
Informações: imprensa@suframa.gov.br
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409