Por Arthur Virgílio Neto
Lula diz à imprensa chinesa que Brasil não vai mais vender empresas estatais.
Que declaração tola de um homem que não sabe ficar calado. Ele certamente pensa (e pensa errado), que a China não é um país capitalista.
Não sabe que a China é capitalista. Nem que ela é tão capitalista quanto os EUA e muito mais capitalista que nosso indigitado Brasil.
Misturar assuntos de governo com um tipo primário como Stédile, que acha bonito invadir terras produtivas, prejudicando o agronegócio, principal item de nossa balança comercial, pelo lado da exportação.
E o presidente gasta dinheiro público, incluindo um tipo assim numa viagem à segunda superpotência do planeta.
Talvez seja muito lhe pedir para não enganar ao senhor mesmo. Na China tem aquele parlamento “para inglês ver”, que pertence todo ao estadista-ditador Xi Jinping.
Se a China fosse comunista, não teria prosperado como prosperou. Então, ir lá e permitir que um invasor de terras diga asnices para autoridades chinesas, redunda em desmoralização do seu governo, perante quem manda mesmo naquele país.
Presidente, caia na real, erre menos e comece a governar a sério e não cosmeticamente!
Quem avisa, adversário leal é.
———————————————
Sobre o autor
Diplomata, diretor do Núcleo de Educação Política e Renovação do Centro Preparatório Jurídico. Foi por 20 anos deputado federal e senador, líder por duas vezes do governo Fernando Henrique, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, líder das oposições no Senado por oito anos seguidos e três vezes prefeito da capital da Amazônia.