Sorrindo para a vida
Pensar e agir de forma positiva significa viver melhor. Só pensar positivamente não basta, dizem os especialistas, é preciso agir na mesma direção, exercitando a resiliência. O resiliente é o ser que se recupera em momentos de grande crise.
Apesar de diversos livros tratarem do assunto, ainda não há uma comprovação científica de que apenas o pensamento positivo seja capaz de levar alguém ao sucesso. É uma das chaves.
Antes de debater o lado positivo é essencial tratar a questão do negativismo. As pessoas estão propensas a pensar negativamente, adotando em seu vocabulário os típicos “não quero”, “não posso”. Ninguém diz que vai trabalhar por que ama o emprego e sim, geralmente, pelo dinheiro que vai receber.
Acostumados na crença limitante, o contexto de ver o pior lado da moeda, data da infância. Somos acostumados a pensar dessa forma negativa desde pequenos. Com o passar dos anos e a somatória de acontecimentos trágicos e frustrações, passamos a ser inseguros. Os sonhos tornam-se grandes demais, é a crença limitante.
Para reverter essa situação, quando se chega ao chamado “ciclo negativo”, que acaba se instalando na mente, é preciso antes de tudo conhecer-se melhor e saber compreender as emoções que fazem parte do nosso dia-a-dia. As emoções estão intimamente ligadas com o nosso modo de pensar e agir.
Ao pensar de forma positiva, independentemente do que tenha ocorrido, alteramos o nosso estado externo e temos, de pronto, uma sensação de bem-estar e motivação. A sensação de motivação não deve ser nosso único guia. Sensação e ação caminham juntas nesse processo. De nada adianta trabalhar o pensamento positivo, se na prática não tomamos condutas semelhantes.
“Peça, acredite e receba”. Nos momentos mais difíceis as pessoas crescem e tornam-se mais dignas e afáveis.