Servidores da Visa Manaus e do Telessaúde participam de programação sobre importância do autocuidado

Compartilhe:

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), em uma iniciativa conjunta com a Gerência de Telessaúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta sexta-feira, 29/9, uma apresentação especial para seus servidores, como parte das ações da campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção do suicídio.

“Cuidar de si para cuidar do outro” foi o título da atividade, realizada na sede da Visa, no bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul da cidade. A apresentação ficou a cargo das integrantes do projeto Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti), um grupo de especialistas em saúde de diferentes áreas que vem atuando junto à gerência no monitoramento das condições de saúde da população de Manaus.

“A ação teve como objetivo lembrar a importância do autocuidado para os servidores da Saúde. Dedicamos os nossos maiores esforços a detectar diferentes condições físicas e mentais nas outras pessoas, e só raramente nos ocupamos das nossas próprias necessidades”, disse o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, acrescentando que a Gerência de Telessaúde e a equipe eMulti proporcionaram aos servidores essa oportunidade para refletir sobre a própria condição.

As profissionais da eMulti propuseram diferentes ações para os servidores como exercícios de alongamento, respiração, momento de confraternização, dinâmicas para refletir sobre a importância de uma saúde mental equilibrada e palestras sobre diferentes aspectos do autocuidado, como uma alimentação saudável e a reserva de tempo para atividades que tragam prazer e satisfação em meio à rotina.

Para a gerente de Telessaúde, Jackeline Alves Galdino, a apresentação teve a importância adicional de colocar em discussão o estigma associado à saúde mental. Segundo Jackeline, muitas vezes essa condição é tratada como se fosse menos importante que a saúde física.

“É muito mais fácil para um profissional de saúde visualizar, às vezes, sintomas de asma, de pneumonia, do que sintomas de uma saúde mental comprometida. Também acontece de você conseguir identificar esses sintomas no próximo, mas agir de forma negligente consigo mesmo. Então, essa ação foi para sensibilizar o servidor, para que ele busque o autocuidado também em saúde mental, até para ele conseguir, consequentemente, cuidar melhor do próximo”, observou.

Para a fiscal de saúde da Visa Manaus, Elzamira Brilhante, a apresentação foi uma iniciativa valiosa porque proporcionou um espaço de acolhimento e de conhecer formas de buscar o equilíbrio.

“A saúde mental é fundamental para as nossas vidas. Após participar desta palestra e das dinâmicas, eu me sinto imensamente grata, porque percebi que o quanto criar a saúde mental é importante para poder desempenhar nossa jornada”, acentuou.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6083