Segundo dia da “Semana do Regulado” da Visa Manaus traz orientações ao segmento de panificação

Compartilhe:

Em seu segundo dia de atividades, a “Semana do Regulado”, evento realizado pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus, foca sua programação nas orientações específicas para empresários e profissionais do segmento de panificação.

Nesta quarta-feira, 5/6, a Visa Manaus reuniu especialistas em segurança alimentar para tratar sobre o aprimoramento dos procedimentos adotados pelas panificadoras locais.

“A Visa Manaus, mais uma vez, cumpre seu papel no quesito educativo. Na programação da Semana do Regulado trazemos palestrantes que qualificam o público regulado – no caso de hoje, as panificadoras – evidenciado a questão da segurança sanitária dos produtos e serviços oferecidos à população”, explica o diretor da Vigilância municipal, Ewerton Wanderley.

A programação desta quarta trouxe quatro apresentações. Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, falou sobre as ações da Vigilância municipal relativas ao setor de alimentos. Zeina Russo, atual presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam), abordou a importância da organização para o trabalho das panificadoras; Sergimara Araújo, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), falou sobre boas práticas sanitárias para os serviços de alimentação; e Karine Nascimento, fiscal sanitária pela Visa Manaus, discutiu pontos críticos e de controle no setor de panificação na capital amazonense.

A apresentação de Zeina incluiu ainda uma roda de conversa com três representantes do segmento de panificação em Manaus: os empresários Wellington Moreira, Nailton Ribeiro e Francijander de Oliveira, que trouxeram suas perspectivas como empreendedores do setor.

Para o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, o evento permitiu à gerência oferecer importantes contribuições à segurança sanitária dos serviços de alimentação em Manaus, reiterando o princípio de que as ações de educação e informação como as abordadas no evento, se traduzem em prevenção de riscos sanitários, o que se traz bem-estar aos cidadãos.

“Depois de abordarmos o Regulamento Técnico de Boas Práticas para o fracionamento de produtos de origem animal no ano passado, quando o nosso evento foi voltado para o setor de supermercados, agora levamos importantes orientações sobre segurança alimentar a outro elo vital na cadeia de serviços alimentícios em nossa cidade, que são as panificadoras”.

Programação

A Semana do Regulado da Visa Manaus continua até sexta (7/6), no auditório Vânia Pimentel, no horário das 8h às 13h. No terceiro dia de atividades, 6/6, a Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs) fará apresentações sobre o tema “Projeto básico de arquitetura: da apresentação dos documentos à análise”, para representantes de empresas e instituições que trabalham com projetos de Engenharia em estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária.

Na sexta-feira, 7/6, a Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) e aborda o tema “Boas práticas de funcionamento dos serviços de saúde e o Termo de Compromisso para o Licenciamento Sanitário” para representantes de empresas e instituições que trabalham com serviços de saúde e de interesse à saúde em Manaus (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros).

— — —

 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde

Assessora responsável: Andrea Arruda – (92) 99100-0777

E-mail: decom.semsa@gmail.com

Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticias/vigilancia-sanitaria/semana-regulado/

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409