Recursos irão ajudar a reconstruir comunidade do Arumã, que sofreu um grave desbarrancamento no ano passado que deixou centenas de desabrigados no município
O deputado federal Saullo Vianna (União-AM) anunciou em suas redes sociais a assinatura do empenho e autorização de licitação no valor de R$ 12.146.085,76 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, destinados à reconstrução de 81 casas na comunidade de Arumã, em Beruri, que acontece hoje (14), na sede do MDR. Esta ação é um desdobramento das iniciativas do parlamentar e de outros membros da bancada amazonense, que se uniram para buscar soluções após a devastadora tragédia ambiental que atingiu a região em setembro do ano passado.
“Este empenho e autorização de licitação são uma vitória para o povo de Beruri e resultado direto do nosso esforço, junto com outros parlamentares, em Brasília. Desde o primeiro dia, nos comprometemos a garantir que essas famílias tenham a chance de recomeçar em um ambiente seguro e digno. A assinatura deste empenho é um passo fundamental nessa direção,” afirmou Saullo Vianna.
O incidente que motivou essa mobilização ocorreu quando um desbarrancamento destruiu dezenas de residências e a única Unidade Básica de Saúde da comunidade. A tragédia afetou diretamente mais de 300 pessoas, deixando a área em estado crítico, com solo instável e risco contínuo de novos deslizamentos.
Na época, além de buscar o apoio do Ministério, Saullo também propôs, durante que os parlamentares federais do estado direcionem emenda de bancada à Lei Orçamentária Anual (LOA) para viabilizar a construção de casas destinadas às famílias desabrigadas após o desbarrancamento em Beruri.
Vianna destacou a importância do empenho conjunto da bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados, que foi fundamental para a aprovação da emenda orçamentária necessária. “Este projeto não apenas reconstrói casas; ele reconstrói vidas. Continuaremos acompanhando de perto cada etapa para garantir que as obras avancem com a transparência e a eficácia que nossa população merece,” concluiu o deputado.
Com a assinatura do empenho e autorização da licitação, as obras devem começar em breve, sendo supervisionadas por órgãos competentes e pelos representantes políticos do estado, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma.