Samba Com As Moças promove a primeira roda de samba para mulheres em Manaus

Compartilhe:

SUGESTÃO DE PAUTA – CULTURA

“Com tanta roupa suja em casa, você vive atrás de mim. Mulher foi feita para o tanque. E homem para o botequim”, assim diz a letra da música Mulher Não Manda em Homem, do grupo Vou Pro Sereno. Mas o grupo Samba Com As Moças veio para mostrar que não é bem assim, promovendo a primeira roda de samba feita por mulheres e para mulheres em Manaus, a Roda de Samba Delas, que acontece no próximo sábado (28), às 18h, no Varanda’s Botequim, na Ferreira Pena, 1067, ao lado do IFAM.

Composto por Alessandra Vieira (surdo e voz), Izabel Barros e Renata Bentto (voz), Thayane Rios (voz e tantan), Juliane de Sá (cavaco) e Hácara Ariella (bateria e pandeiro) o grupo Samba Com As Moças, que tem pouco mais de um ano de existência, nasceu com a proposta de mostrar que mulher também faz samba no Amazonas, pois o grupo é composto somente por mulheres, que além de cantarem, também tocam e compõem. Izabel Barros é professora de canto, Hácara Ariella também é professora de música. Todas as instrumentistas tocam mais de um instrumento. Renata Bentto, umas das vozes principal, também toca violão.

O repertório do grupo traz quatro músicas autorais, todas compostas por Alessandra Vieira, surdista e líder da banda, que teve a ideia de criar uma roda de samba onde as mulheres são as protagonistas. “Lugar de mulher é onde ela quiser. Esse mito, muito cantado nas letras dos sambas, onde o homem vai para o botequim enquanto a mulher fica em casa lavando, passando e cuidando das crianças ficou no passado. Deixo isso muito claro na letra que compus da música Na Esquina, que diz ‘Tem mulher na rua. Tem mulher no samba. Mulher que jejua. Tem mulher que é bamba’. Ela escolhe o que quer ser, onde ficar e onde ir, seja na igreja, no lar, casada, solteira, no bar, ela pode tudo e mudar a mentalidade das pessoas com o intuito de eliminar o julgamento se faz necessário”, diz ela.

A Roda de Samba Delas terá duas convidadas especiais: Rita Flor, cantora que já tem uma trajetória no samba e Renata Rodrigues, cantora que vem do município de Rio Preto da Eva, região metropolitana de Manaus.

E para mostrar que se trata de um evento democrático, para todos os gêneros, a roda de samba traz ainda as participações especiais dos meninos dos grupos “Pagode In Casa” e “Samba no Cortiço”, revelações que estão despontando no samba e pagode.

O evento terá duas atrações: às 18h, o grupo Samba Com As Moças, as estrelas da noite, entra fazendo muito samba e pagode. Às 21h entra Renata Rodrigues fazendo samba, pagode e um repertório bem eclético, com piseiro, forró e outros ritmos, acompanhada do músico Emerson Brasil.

O ingresso custa R$ 15,00 e está sendo vendido através do telefone (92)99325-4416. A mesas são liberadas.

Quem quiser saber mais sobre o trabalho do grupo SAMBA COM AS MOÇAS, conhecer suas músicas e acessar suas redes sociais é só entrar no site da banda através do link https://sambacomasmocas.wixsite.com/my-site-1

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6196