Rugas: Marcas que o tempo deixou

Compartilhe:

Como combater um dos maiores inimigos do ser humano, as inevitáveis rugas?

A menor velocidade na troca e oxigenação dos tecidos provoca a desidratação da pele e a irrigação sanguínea deficiente. Os músculos cedem, a pele fica flácida e surgem as rugas.

O fenômeno é universal, progressivo, irreversível e próprio do organismo. A explicação provém dos livros, mas os cientistas não se cansam de estudar a origem certa de todas essas transformações. Enquanto a batalha para desvendar um dos muitos mistérios do ser humano continua, os dermatologistas encarregam-se da saúde e estética de mulheres e homens que buscam, nas novas técnicas, medicamentos e cosméticos que estão no mercado, a fonte da juventude.

As rugas são transformações da pele secundária ao definhamento cutâneo. Em decorrência do envelhecimento intrínseco (devido à passagem do tempo) e extrínseco (relacionado aos efeitos cumulativos da radiação solar, em especial os raios ultravioletas), existem vários tipos de rugas. As regiões do corpo mais propícias ao seu aparecimento são as mais expostas ao sol. Quanto mais sol você toma, mais radical livre você produz. O problema é seu excesso. Quando isso ocorre, esses radicais atuam, acelerando o processo de envelhecimento. Com o envelhecimento, as camadas superficiais da pele sofrem um afinamento e perdem o manto hidrolipídico, que serve para a manutenção da integridade e hidratação da pele. Perdendo essa proteção, ela se torna ressecada e fina. Num primeiro momento com o ressecamento, a alteração da primeira camada é de afinamento. Depois, com o passar do tempo, o seu aspecto é de uma pele grossa. Se a camada de cima afinou e a de baixo desestruturou-se, formam-se as rugas.

Numerosos medicamentos e cosméticos anti-rugas são lançados com certa periodicidade no mercado, mas é preciso ficar alerta. Eles não podem ser indicados de forma indiscriminada. É necessário sempre estar atento, antes de experimentar qualquer produto. Procure um dermatologista. Só ele saberá avaliar o problema e prescrever o tratamento correto.

Compartilhe:
Avatar photo
Redação
Artigos: 7904