Os números são resultado de uma atuação integrada entre as Forças de Segurança com auxílio da ferramenta “Paredão”
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) registra queda de 32% nos roubos de veículos, durante o primeiro semestre deste ano. O percentual representa o menor número deste tipo de crime registrado na história do estado, que chegou a registrar em 2011, de acordo com a série histórica, mais de 2 mil roubos no mesmo período. Este ano, conforme os dados da SSP-AM, esse quantitativo chegou a 339 casos.
O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, ressaltou que os números são resultado de uma atuação integrada entre as Forças de Segurança, com auxílio da ferramenta “Paredão”, implantada pelo Governo do Amazonas em 2021.
“Esse número representa a consolidação dos investimentos realizados na segurança pública do Amazonas, pelo nosso Governador Wilson Lima. Nossas polícias Civil, Militar seguem nas ruas e com a chegada e fortalecimento do nosso Sistema Paredão, esse trabalho foi aperfeiçoado e estamos recebendo esse resultado e passando para a nossa população, uma resposta mais rápida e eficaz”, destacou o secretário.
O Amazonas chegou a registrar em 2011, durante o seu primeiro semestre, um total de 2.278 roubos a veículos. Este ano, conforme dados acompanhados pelo Centro Integrado de Estatística da SSP-AM, esse quantitativo caiu para 339.
“Paredão”
O Cerco Inteligente de Vídeomonitoramento possui, atualmente, mais de 650 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Manaus. A tecnologia embarcada nas câmeras auxilia as Forças de Segurança na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios.
A tecnologia, desde o ano passado, passou a ser empregada em cidades da Região Metropolitana e também no baixo e alto Amazonas.
O delegado de Roubos e Furtos de Veículos, Rodrigo Barreto, destacou que com o apoio do Paredão realizaram um trabalho minucioso no combate aos roubos, mas sem deixar de lado os crimes de furto. Isso, conforme explicou, foi fundamental para que o Amazonas alcançasse esse marco histórico na redução desse tipo de crime.
“A identificação de autores foi fundamental, a gente aumentou o número de recuperação de veículos e não podemos deixar de associar o trabalho da investigação de roubo de veículos sem o uso da tecnologia. Hoje, tem dia que tem mais veículos recuperados do que registro de furto e roubo. Isso é algo inédito aqui no estado do Amazonas, principalmente em Manaus. E para a gente, isso prova que é um trabalho conjunto”, afirmou o delegado.
Fotos: Victor Levy/SSP-AM