Resultados da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas serão apresentados em eventos regional e nacional

Compartilhe:

Evento encerrou nesta quarta-feira (27/03) com uma plenária

 

Após dois dias de debates, a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (CT&I) formulou propostas de políticas públicas que serão apresentadas na conferência regional, em abril, e nacional, em junho deste ano. O evento foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e encerrou com uma plenária nesta quarta-feira (27/03), com discussões voltadas para a promoção do desenvolvimento científico no cenário amazonense.

 

De acordo com o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, as propostas foram produzidas a partir de debates realizados em grupos de eixos temáticos e buscam atender demandas e anseios da área. A plenária teve como objetivo levantar o que foi debatido no primeiro dia e promover discussões produtivas com a participação da comunidade.

 

“Essa é a nossa missão: construir um Amazonas mais sustentável, em busca do desenvolvimento e da inclusão de todas as nossas potencialidades. Os eixos foram a ferramenta-chave para construir o diagnóstico preliminar e o mapa estratégico para orientar futuros investimentos. Vamos juntos agora para o novo desafio que é a nossa conferência regional”, declarou Jeibi.

 

Conforme Medeiros, as discussões sobre Políticas Públicas e Investimentos abordaram estratégias para o desenvolvimento de políticas mais eficazes e atraentes, capazes de impulsionar o investimento em ciência, tecnologia e inovação, além de promover parcerias estratégicas entre o público e o privado. “No primeiro momento, foram apresentados os resultados debatidos nas conferências municipais de Manaus, Maués, Parintins, Tefé, Coari, Itacoatiara, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Os próximos passos serão a etapa regional da conferência, que será sediada no Amazonas em abril”.

 

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontece de 4 a 6 de junho, em Brasília, com o tema “Um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”, tem caráter consultivo e busca discutir junto à sociedade as necessidades do setor e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030).

Também estiveram presentes no evento, a professora titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Dra. Marilene Corrêa, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Dr. George Henrique, analista em Ciência e Tecnologia (C&T), a Dra. Deuza Santos, professora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Dra. Deolinda Garcia, o Designer Educacional do Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (CETAM), Wanderlene Gurgel, a Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Priscila Duarte, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Aldo Evangelista.

 

FOTOS: Calebe Nascimento/ Sedecti 

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6331