Projeto ‘Gira de Palhaças’ exalta protagonismo feminino através de oficinas de palhaçaria exclusiva para mulheres. Confira:

Compartilhe:

O evento é gratuito e reúne três grandes nomes da palhaçaria feminina em Manaus, de 03 a 06 de julho

 

MANAUS- O Centro de Artes Integradas do Amazonas (CAIA), localizado na Avenida Constantino Nery, n.2066, Bairro São Geraldo, recebe no período de 03 a 05 de julho, de 08:30 às 12:30, o projeto ‘Gira de Palhaças: Em busca do riso’: Uma imersão cênica exclusiva para mulheres, de diferentes contextos e identidades, que tem por objetivo promover encontros transformadores que cruzem os saberes ancestrais com o as experiências artísticas, através de exercícios da máscara clownesca, na busca das singularidades do ser palhaça: suas intimidades, cumplicidades, afetos e desafios.

Oficinas

Dia 1: “Brincadeiras Afro diaspóricas e dramaturgia”, com a mestra Daniely Lima; Dia 2: “Encruzilhada DEF: Uma Cosmocegueira Cênica Corpo-Voz“, com Ananda Guimarães. e Dia 3: “Corpo-Mandinga: Práticas de Terreiro”, mediado pela mestra Antônia Vilarinho.

A Gira De Palhaças na visão da Coletiva

A Gira nasce do corpo e da escuta das mulheridades amazônidas, especialmente das mulheres negras, lésbicas, bissexuais, com deficiência, periféricas, travestis, mães, cuidadoras e artistas que resistem todos os dias nos seus fazeres, saberes e rituais.

 

Este primeiro ciclo é voltado a mulheridades que atuam ou desejam atuar na cena cultural a partir do riso enquanto ferramenta de deslocamento, proteção, feitiçaria e reexistência. A Gira propõe um espaço de troca que é também um quilombo provisório, um tempo de presença, um tempo de partilha em que cada mulheridade possa se reconhecer como corpo capaz de rir e fazer rir, sem pedir licença.Coletiva de Palhaças.

 

Saiba + sobre as mestras- palhaças que irão ministrar as oficinas:

Daniely Lima

Palhaça, atriz, produtora e pesquisadora manauara, Daniely Lima atua a partir da comicidade negra, feminista e afro-diaspórica. Mestra em Sociedade e Cultura pela UFAM, desenvolve investigações sobre a presença da mulher negra nas artes da cena amazônida. Suas oficinas propõem dramaturgias que emergem da memória, da brincadeira, do corpo preto em riso e da ancestralidade como força criativa. É também diretora e artista com trajetória premiada e múltiplas contribuições à cena amazônica.

Ananda Guimarães

Ananda Guimarães, diretora, atriz e palhaça, é pesquisadora das artes da cena e atua como palhaça/diretora na Coletiva de Palhaças. Ela é diretora do Coletivo de Investigações Artísticas Erva Daninha, arte-educadora e fundadora do Laboratório de Pesquisa em Artes da Cena na CAIA – Trilhares, onde desenvolve a Metodologia Encruzilhada DEF, que aborda as perspectivas de uma professora com baixa visão. No campo da acessibilidade cultural é fundadora e representante do ADA (Artistas DEFs do Amazonas) e acompanha e participa do GT de Acessibilidade Cultural da FUNARTE, pesquisadora do ACESSA MAIS – Mapeamento de artistas com deficiência em todos territórios brasileiro UFBA-MINC e Consultora em acessibilidade cultural no Amazonas.

Artista Convidada

Antônia Vilarinho é uma Mulher preta, neurodivergente, capoeirista, mãe-atípica, palhaça com mais de três décadas de trajetória. Antônia conduz a Palhaçaria de Terreiro, onde o corpo-mandinga se mistura à espiritualidade, à cultura popular e aos saberes da ancestralidade. Com formação no Institut Le Rire Médecin (França) e atuação em diversas regiões do país, é também curadora, formadora e integrante da organização Palhaços Sem Fronteiras. Circula com o solo A Mulher Festa, onde riso e orixá se misturam em cena.

Evento de Encerramento

No dia 6 de julho, das 13h00 às 19h00, no Espaço Muiraquitã, localizado na Rua Cumucim, número 100, Aleixo, acontece o encerramento do projeto‘Gira de Palhaças: Em busca o riso’, com uma celebração aberta ao público, com apresentação de parte do processo vivido pelas palhaças, ao longo dos três dias de imersão no espaço Caia Criativo, além do show Samba das Moças, grupo de mulheridades que reverberam a musicalidade negra em tom de batuque, canto e celebração e participação especial da Dj Blue.

 

“Unindo as metodologias da Palhaçaria de Terreiro e da Encruzilhada DEF, o projeto convoca outras formas de ver, ouvir e estar no mundo. Ao fim da jornada, a festa Muximba celebra não um fim, mas um ponto de virada – onde as sementes plantadas em corpo e riso seguem brotando nos territórios de cada mulheridade que passou por essa roda.” Ananda Guimarães, Artista e Diretora da Coletiva de Palhaças

 

Acessibilidade

A diversidade e a acessibilidade são pontos de atenção, cada vez  mais crescentes e pertinentes em relação a projetos culturais nos dias atuais. De modo geral, muitos grupos culturais, das mais diversas linguagens e expressões artísticas, estão buscando promover projetos que reflitam a diversidade da sociedade e que incluam uma ampla variedade de pessoas em termos de etnia, gênero, sexualidade, religião, habilidades e outras características. Por tudo isso, segundo a artista Ananda Guimarães,a acessibilidade também é uma das prioridades da Coletiva de Palhaças, ao longo da execução das oficinas da Gira, pois esses fazeres confrontam o capacitismo e o preconceito que marginaliza corpos que fogem à normatividade.

Idealização, realização e apoio

O projeto ‘Gira de Palhaças- Em busca do riso’ é uma idealização da artista Daniely Lima, com realização da Aluá Produções em parceria com a Coletiva de Palhaças, e conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Conselho Estadual de Cultura (CONEC), Governo Federal e Ministério da Cultura, Centro de Artes Integradas do Amazonas (CAIA) e Espaço Cultural Muiraquitã, e recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Edital de Execução de Ações Culturais de Circo.

Serviço

O quê:  Oficinas do projeto ‘Gira de Palhaças: Em busca do riso’

Quando: 03 a 05 de Julho de 2025

Onde: Centro de Artes Integradas do Amazonas (CAIA)

Endereço: Avenida Constantino Nery, n.2066, Bairro São Geraldo

Horário: 08:30 às 12:30

Informações: (92) 98258-9133- Wanessa Leal (Assessoria de Imprensa)

Redes Sociais

@coletivadepalhacas

@daniely.lima_

@anandaguib

@palhacafronha

@caiacriativo

@muiraquitacultural

@culturadoam

Evento de Encerramento

Dia: 06 de julho

Local: Espaço Cultural Muiraquitã, localizado na rua Cumucim, número 100, Aleixo.

Horário: 13h00 às 19h00

Acesso: Gratuito

Compartilhe:
Avatar photo
Redação
Artigos: 7904