Programa FNDE Chegando Junto leva orientações para escolas públicas de Porto Grande, no Amapá

Compartilhe:
Atividades são previstas durante todo o ano e buscam destravar acesso aos recursos federais em unidades de ensino.
Por: André Silva

O Governo do Amapá junto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) dão continuidade ao programa “FNDE Chegando Junto”, que alcançou escolas estaduais e municipais de Porto Grande, distante cerca de 100 quilômetros de Macapá.

A atividade faz parte da segunda etapa do programa no estado, que iniciou seu cronograma em março deste ano. O objetivo é garantir o destrave de demandas relacionadas à prestação de contas nas escolas da rede pública de ensino e acesso aos recursos do Ministério da Educação (MEC) pelas unidades de ensino estaduais e municipais.

A secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro, destacou que a vinda da equipe se torna muito importante para que eles enxerguem de perto a realidade e os desafios enfrentados diariamente na realidade amazônida.

“A educação está dando muito certo no Amapá, mas se tiver o recurso e ele for bem empregado, será muito melhor. A equipe vem conhecer os espaços, analisa quais são as necessidades e de imediato já vai apontando algumas soluções. O que considero importante, é que aquilo que não der para ser resolvido agora, serão buscadas soluções e para que possamos seguir avançando”, destacou a secretária.

A reunião com os gestores aconteceu na Escola Estadual de Ensino Integral Elias Trajano, que atende 207 alunos distribuídos em seis turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Atualmente, o município conta com 13 escolas estaduais, sendo 3 localizadas em áreas rurais. Na oportunidade, os gestores puderam tirar dúvidas sobre os programas que fazem parte da plataforma do FNDE e que beneficiam diretamente a prestação de contas.

“Eles vão receber atendimento do programa Dinheiro Direto na Escola, do Programa Nacional de Alimentação Escolar, prestação de contas, mas além de tudo isso, vamos aproveitar a oportunidade para solucionar demandas de outras áreas”, explicou Anderson Sampaio, diretor técnico do FNDE.

Para a diretora Darsone Araújo, gestora da Escola Estadual São Francisco de Assis, localizada na comunidade Matapi, em Porto Grande, a orientação ajudou a tirar dúvidas em relação ao uso dos recursos que a escola tem em caixa. A unidade atende 49 estudantes distribuídos em 4 turmas no ensino fundamental 2.

“Temos um dinheiro na conta para ser usado, mas devido algumas situações administrativas ainda não tínhamos acessado esse recurso. Graças a Deus, depois dessa orientação que recebemos aqui, daremos andamento ao que precisa para acessar o recurso ainda essa semana”, comemorou a gestora.

FNDE Chegando Junto

O projeto é uma iniciativa que busca levar, de forma integrada, intensiva e prioritária, todos os programas e ações desenvolvidos pela autarquia federal a determinadas regiões do país, que serão selecionadas a partir de critérios e indicadores técnicos que retratam a necessidade de atuação mais específica.

As próximas ações do programa estão previstas para o dia 27 e 28 de maio, onde os assuntos abordados serão a assistência técnica, monitoramento sobre o Fundeb e Salário-Educação

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

 Foto: Lidiane Lima/Seed
Legenda: Equipes acompanharam atividades em escolas da Zona Urbana e Rural de Porto Grande
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409