Profissionais de saúde participam de seminário sobre ISTs na Fundação Alfredo da Matta 

Compartilhe:

Evento segue calendário de atualização e aperfeiçoamento previsto pela instituição para o ano todo

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (1º03), Seminário sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), voltado para profissionais de saúde. Este é o segundo seminário de atualização realizado pela Fuham neste primeiro trimestre e teve como objetivo, atualizar e compartilhar com os profissionais, informações básicas sobre as áreas de atuação da Fundação, desta vez, detalhando as ISTs atendidas e seus tratamentos.

Além de servidores da Fuham, participaram também profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que também é vinculada à SES-AM, totalizando 86 profissionais inscritos. A abertura do evento contou com a participação da coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids do Amazonas, Luciana Koba, da FVS-RCP.

Segundo o médico e chefe do departamento de ensino e pesquisa da Fuham, Sinésio Talhari, o evento visa difundir conhecimento baseado na expertise da instituição. “A ideia do seminário dos seminários, pois o primeiro que fizemos foi sobre hanseníase [em janeiro], é passarmos para o máximo de pessoas que aqui atuam, informações básicas, para que todos tenham uma mesma linguagem, independentemente da área de atuação e nível técnico”, explica.

As ISTs na Fuham

O seminário iniciou com um breve relato sobre a história das ISTs na Fuham; apresentação do médico Sinésio Talhari. Ao longo de sua fala, Talhari ressaltou a importância do ambulatório de ISTs da Fuham. “As ISTs fazem parte do conjunto de atividades do Alfredo da Matta, eu diria, é o segundo grupo de doenças mais importantes [atendidas] na Fuham”.

As manifestações clínicas e tratamentos em ISTs na Fundação foram temas apresentados pelos médicos José Carlos Sardinha (diagnóstico e prevenção às ISTs) e Ana Orsi (doenças vulvares), com apresentação de casos, de forma didática e objetiva.

O atendimento a mulheres com ISTs na Fuham e o Projeto Princesinha foram os destaques apresentados pela enfermeira Ana Claudia Camillo.

O Projeto Princesinha foi realizado em Manacapuru, no período de 1998 a 2002, com resultados bastante positivos, com a capacitação de cinco mulheres selecionadas na comunidade para que realizassem um trabalho de educação, para multiplicar entre seus pares, todas as informações aprendidas.

“Fizemos um treinamento sobre abordagem sindrômica na instituição e os profissionais que participaram perceberam a problemática do HIV e ISTs em trabalhadoras do sexo em Manacapuru e a partir daí foi elaborado um projeto para atuar junto a essa população e tivemos resultados muito positivos, legitimando as profissionais envolvidas como cidadãs e promover aproximação com populações vulneráveis e muni-las de informações importantes”, explica.

O seminário encerrou com a apresentação do farmacêutico-bioquímico André Leturiondo, sobre a importância do diagnóstico laboratorial nas ISTs e as ferramentas disponíveis para este trabalho de excelência realizado pela Fuham.

Excelência e referência

Segundo a diretora de ensino e pesquisa da Fuham, Graça Barbosa, os seminários de atualização na Fuham devem continuar, em uma programação que se estenderá ao longo do ano, oferecendo oportunidades para os profissionais se atualizarem, aprenderem e compartilharem informações.

“O evento de hoje foi um retrospecto para que nossos funcionários e profissionais de saúde que aqui estiveram conhecessem um pouco da nossa Fundação e nossa ideia é que a gente conheça o que a gente faz, porque assim, com pessoas falando sobre o que elas fazem, o que já fizeram e sobre o que podemos fazer mais a frente, a gente enxerga mais e mais oportunidades, de novos conhecimentos e de desenvolvimento de novos projetos”, finalizou Graça.

FOTOS: Simone Carol/ Divulgação Fuham

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6083