Presidente nacional do PSDB confirma Amazonino como o candidato ao Governo do Amazonas

Compartilhe:
O presidente nacional da Federação PSDB/ Cidadania, o tucano Bruno Araujo, antecipou que o candidato da Federação ao governo do Distrito Federal é o senador Izalci Lucas.
A posição oficial da Federação foi anunciada numa carta dirigida ao senador tucano do PSDB, Plínio Valério, que tinha a pretensão de concorrer ao governo do Amazonas e perdeu essa condição para o candidato do Cidadania no estado.  No Distrito Federal, no Amazonas, em São Paulo, Minas Gerais e outros sete Estados a Federação terá candidato próprio do PSDB, como anunciou o presidente nacional do partido e da Federação.
No documento, Araújo afirma que o Amazonas é o único Estado em que o Cidadania reivindicou apoio do PSDB nas eleições de governador. O candidato do Cidadania e da Federação será o ex-governador Amazonino Mendes. O acordo para formação da Federação estabeleceu que o Cidadania apoiará os candidatos do PSDB aos governos do Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e outros sete Estados.
“Como é de conhecimento de Vossa Excelência, o PSDB estabeleceu uma Federação Partidária com o Cidadania, que apoiará as candidaturas majoritárias do nosso Partido no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal. O Cidadania nos solicitou apoio para o seu candidato majoritário apenas no estado do Amazonas”, disse Bruno Araujo em carta dirigida ao senador Plínio Valério.
Esta posição, tornada pública agora, também inviabilizou pretendentes de romper o acordo nacional em outros estados, inclusive no Distrito Federal. Na carta, Bruno Araujo afirma que uma Federação partidária não pode ter dois candidatos a governador e, por isso, a Executiva Nacional do PSDB decidiu, por unanimidade, atender à solicitação do Cidadania em relação à candidatura ao Governo do Amazonas.
Veja a íntegra da carta enviada pelo presidente do PSDB e da Federação, Bruno Araujo, ao senador amazonense Plínio Valério:
“A Sua Excelência
Senador Plínio Valério
PSDB do Estado do Amazonas
Excelentíssimo Senador Plínio Valério,
Em primeiro lugar, desejo cumprimentar Vossa Excelência pelo espírito público e brilhantismo com que tem exercido o seu Mandato de Senador da República, defendendo os mais elevados interesses do Estado do Amazonas e do Brasil.
Como é de conhecimento de Vossa Excelência, o PSDB estabeleceu uma Federação Partidária com o Cidadania, que apoiará as candidaturas majoritárias do nosso Partido no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal. O Cidadania nos solicitou apoio para o seu candidato majoritário apenas no estado do Amazonas, onde apresenta-se como favorito em todas as pesquisas eleitorais até o momento divulgadas.
Para nós seria uma grande honra ter Vossa Excelência como candidato a governador em 2022, pois sabemos da sua seriedade, competência, valores democráticos e potencial eleitoral. Entretanto, dada a impossibilidade de dois candidatos a governador dentro de uma Federação partidária, a Comissão Executiva Nacional do PSDB analisou detalhadamente o quadro político local e decidiu, por unanimidade, atender à solicitação do Cidadania em relação à candidatura do Partido ao Governo.
Contamos com a compreensão de Vossa Excelência para entender as circunstâncias dessa decisão, ao tempo em que manifestamos o nosso desejo de tê-lo como candidato do PSDB em outras disputas majoritárias no futuro.
Atenciosamente,
Bruno Araújo Presidente do PSDB Nacional”
Compartilhe: