Com prazo prorrogado, inscrições das propostas de projetos dos segmentos culturais do Edital Macro da Pnab-Manaus seguem até 30 de setembro
O prazo de inscrição para artistas, produtores e fazedores de cultura da capital amazonense e entorno no primeiro Edital Macro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab-Manaus), em diversos segmentos artísticos, foi prorrogado até o dia 30/9. A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), gestor do Fundo Municipal de Cultura (FMC), lançou o primeiro edital no dia 30/8.
O cadastro, inscrição e acesso ao edital está disponível pelo site do Concultura, no link https://concultura.manaus.am.gov.br/pnab-manaus, na Plataforma Prosas.
O presidente em exercício do Concultura, Carlos Guedelha, explicou que a prorrogação das inscrições foi deliberada em reunião ordinária do Conselho Pleno no dia 12/9, com o objetivo de possibilitar que os fazedores de cultura tenham um tempo mais dilatado para a elaboração a apresentação de suas propostas de projetos culturais.
“Atendendo as demandas da classe artística e visando proporcionar uma participação mais ampla de artistas e fazedores de cultura em geral, reunimos a equipe técnica do Concultura e verificamos que a prorrogação era viável e não comprometeria o cronograma da Pnab”, afirmou Guedelha.
O atendimento no espaço Observatório Pnab-Manaus recebeu o ator e dramaturgo José Gomes, que buscou a assessoria disponibilizada na nova sede do Concultura, localizada no casarão da praça do mirante Lúcia Almeida. “Eu estava precisando de informações referentes ao Prosas, no Concultura, e gentilmente fui atendido pessoalmente pelo presidente Carlos Guedelha, e depois, por uma atendente que resolveu rapidamente o problema”, disse.
O Concultura alerta que não será aceita nenhuma inscrição protocolada no Fundo Municipal de Cultura ou enviada por via postal.
Próximos editais
Este é o primeiro dos vários editais da Pnab-Manaus que serão lançados pelo Concultura. O intuito deste primeiro Edital Macro, com nove segmentos artísticos, é a seleção de propostas de projetos culturais que vão receber apoio financeiro nas categorias descritas no Anexo I. Na próxima semana serão lançados novos editais para a devida consulta pública e posterior prazo de inscrições.
O valor total disponibilizado para esse edital é de R$ 4,7 milhões, dividido entre as categorias descritas, com o objetivo de incentivar as diversas formas de manifestações culturais do município de Manaus.